Repository logo
 
Publication

Sistema de iluminação eficiente para autoestradas: estudo técnico-económico

dc.contributor.advisorRamos, Sérgio Filipe Carvalho
dc.contributor.authorFilipe, Bruno Cláudio Parchão
dc.date.accessioned2020-02-06T15:46:21Z
dc.date.available2020-02-06T15:46:21Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractAtualmente, a gestão dos recursos energéticos assume uma importância primordial, quer na vertente económica, quer na vertente ecológica. Diariamente, são estudadas e debatidas ideias e estratégias para melhorar a eficiência energética, que visam de alcançar o melhor desempenho possível, com menores custos e menos impacto para o meio ambiente. Dada a pertinência do tema acima referido, a presente dissertação tem como tema o Estudo técnico-económico de um Sistema de iluminação eficiente para autoestradas, com o enfoque em um caso pratico: nó de Lafões. Tem como objetivo determinar as melhores estratégias para potenciar a eficiência energética, mantendo o conforto e a segurança dos utilizadores. No sentido de alcançar o referido objetivo, é imperativo o desenvolvimento de estudos, de modo a determinar os recursos económicos e humanos necessários envolvidos nas duas possíveis abordagens: VSAP ou tecnologia LED. Posteriormente, a análise dos referidos estudos permitirá determinar qual a solução mais económica para um período de 20 anos. Paralelamente, é imprescindível a realização do estudo luminotécnico, de forma validar a norma europeia EN13201, determinar a quantidade de luminárias necessárias bem com a distância entre as mesmas e a altura a que deverão ser instaladas. Um estudo económico é, igualmente, necessário de forma a concluir a solução mais adequada e rentável para o caso de estudo.pt_PT
dc.description.abstractNowadays energy resources management has primal importance both economically and environmentally. Every day strategic studies and researches are led in order to improve energy efficiency aiming to achieve the best possible performances with less costs and minor environmental impact. Due to the importance of the subject at matter, the present thesis concerns a technical-economical study regarding the efficiency of the present public lighting system in Portuguese motorways, focusing on a practical case: Lafōes junction. This study aims to analyze and determine the best strategies to increase energy efficiency maintaining users comfort and safety. To achieve this goal, it is imperative to develop studies as means to define the economic and human resources involved in two possible approaches: sodium vapor lamp or led technology. Afterwards the analysis of the referred studies will allow to conclude which is the most economical solution for a 20 (twenty) year period. Simultaneously a lighting study is mandatory as a way to validate the European EN13201, to determine the needed amount of luminaires, as well as the adequate distance between them and correct height to install them. An economic study will also be necessary in order to conclude which solution will fit best and is more profitable, in this specific case.pt_PT
dc.identifier.tid202342514pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15463
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEficiência Energéticapt_PT
dc.subjectIluminação Públicapt_PT
dc.subjectEstudo Luminotécnicopt_PT
dc.subjectVSAPpt_PT
dc.subjectLEDpt_PT
dc.subjectEN13201pt_PT
dc.subjectEnergy efficiencypt_PT
dc.subjectPublic lightingpt_PT
dc.subjectLighting studypt_PT
dc.subjectSodium vapor lamppt_PT
dc.titleSistema de iluminação eficiente para autoestradas: estudo técnico-económicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Eletrotécnica - Sistemas Elétricos de Energiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_BrunoFilipe_2019_MEESE.pdf
Size:
20.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: