Repository logo
 
Publication

A sequência de fotos no vídeo documental e a receção de tempo e silêncio

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
dc.contributor.authorBaptista, Adriana
dc.contributor.authorMattos, Marcelo Oliveira de
dc.date.accessioned2025-02-20T17:14:35Z
dc.date.available2025-02-20T17:14:35Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractUma vez que a fotografia tem a capacidade de imobilizar o sujeito fotografado no tempo, é-lhe sistematicamente atribuído o poder de matar e de ressuscitar. Sabendo que a realização do vídeo documental se suporta, frequentemente, na imagem fotografada, ainda que esta não busque o movimento iminente dos sujeitos ou dos objetos, mas a fugacidade do instante prévio, síncrono ou póstumo ao acontecimento, considerámo-la capaz de captar, para além do sucedido, a fugaz imagem especular da alma do sujeito ou do objeto. As mãos e os olhos dos sujeitos são frequentemente produtores de expressões sinérgicas, capazes de falar retoricamente e agarrar o poder de construir o conhecimento do mundo através da legibilidade do silêncio. Neste trabalho, pretendemos sistematizar os objetivos que o cinema, suportado em fotografias com voz pós-síncrona, pode cumprir através da manipulação do silêncio, do ruído coerente e incoerente com a imagem e da voz-off e analisar a gestão da voz pós-síncrona enquanto estratégia retórica disponível para as ‘sound-bridges’ entre as fotografias e a instrução verbal mandatória sobre o processamento visual das imagens fixas. Escolhemos as masseiras, um terreno agrícola escavado abaixo da linha do horizonte, fugitivo do vento e do sal do mar e, nesta perspetiva, propomos a realização de um documentário sobre as masseiras, suportado pela fotografia fixa e pelo som síncrono entre a imagem parada no tempo e a voz e o vento que recuperaram a vida, trazendo através da sequência cinematográfica e do som não a ação, mas o tempo.por
dc.identifier.issn2975-8521
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/29624
dc.language.isopor
dc.peerreviewedn/a
dc.publisherAo Norte
dc.relation.hasversionhttps://ao-norte.com/cinemas/01/cinemas01-Adriana-Baptista.pdf
dc.rights.uriN/A
dc.subjectFotografia
dc.subjectVídeo
dc.subjectSom
dc.subjectSilêncio
dc.subjectVoz
dc.titleA sequência de fotos no vídeo documental e a receção de tempo e silênciopor
dc.typecontribution to journal
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage84
oaire.citation.startPage62
oaire.citation.titleCinemas - Cinema | Educação | Investigação
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameBaptista
person.givenNameAdriana
person.identifier.orcid0000-0003-2576-7446
relation.isAuthorOfPublicationd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ART_AdrianaBaptista_2023.pdf
Size:
1.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: