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O CANTO TRADICIONAL MINHOTO: UMA PERSPETIVA MULTIDIMENSIONAL

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Características espectrais típicas do canto folclórico do Alto Minho
Publication . Araújo, André
Na região do Alto Minho, no norte de Portugal, o canto folclórico é maioritariamente praticado em grupos, por cantoras amadoras, as cantadeiras, sendo a sua aprendizagem realizada por tradição oral. A sua voz é reconhecida pelas suas características agudas, fortes e “estridentes”, determinantes para a identidade regional do grupo. O presente estudo pretendeu: (i) descrever propriedades acústicas deste estilo de canto; e (ii) identificar quais destes parâmetros poderão ser indicadores do grau de representatividade da voz destas cantadeiras. 10 cantadeiras solistas do distrito de Viana do Castelo foram gravadas interpretando uma canção de repertório do Alto Minho. Posteriormente, o grau de tipicidade das suas características vocais foi avaliado através de um teste de perceção auditiva, por 72 elementos de vários grupos folclóricos. Após a análise de diversas medidas acústicas e fisiológicas, foi determinada a relação estatística das mesmas com o grau de tipicidade das cantadeiras. Concluiu-se que as cantadeiras com “vozes mais típicas” da região possuem: (i) elevados níveis de intensidade; (ii) elevada pressão subglótica; (iii) quociente de contacto das pregas vocais mais elevado; e (iv) predominância de parciais harmónicos elevados no espectro médio de longo termo.
Práticas vocais de cantadeiras do Alto Minho: o que mudou?
Publication . Araújo, André
O folclore em Portugal representa uma atividade relevante no que toca às artes performativas de carácter tradicional. É reconhecido o esforço dos grupos folclóricos para manter a genuinidade das suas performances. No entanto, são evidentes as mudanças sociais e culturais ocorridas durante a evolução de folclore, resultando num progressivo distanciamento entre os agentes que representam o estilo e as tradições musicais e culturais que pretendem representar. Em todos os elementos performativos é possível encontrar marcas do tempo que (des)caracterizam o estilo folclórico. Quanto ao canto é também possível levantar questões. Canta-se hoje da mesma forma que se cantava no passado? Quais as características vocais representativas desta região? O que mudou? O presente estudo pretende descrever perceções sobre as práticas vocais das cantadeiras de folclore da região do Alto Minho. Através de entrevistas a elementos de grupos folclóricos de Viana do Castelo, verificou-se que as características típicas do cantar minhoto incluem: tessitura vocal aguda; registo de peito associado a “voz cheia”, com nível não-excessivo de esforço; timbre típico de “voz fina”; boa inteligibilidade; e sotaque da região. Os testemunhos apontam ainda para modificações acentuadas nas formas de aprendizagem e comportamentos sociais associados a esta prática vocal ao longo das últimas décadas.

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Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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Funding Award Number

SFRH/BD/87855/2012

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