Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Antonymy and networking lexical organization in the 1st CEB: teaching proposal using bimodal narratives and increased reality
    Publication . Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Costa, José António; Azevedo, João; Querido, Joana; Oliveira, Inês; Leite, Luís; Ribeiro, Iolanda
    Neste artigo, apresentamosuma proposta didática para o ensino das relações semânticas múltiplas entre palavras, para o 1.º CEB, com o auxílio da Realidade Aumentada.Propõe-se que a aprendizagem das relações semânticas entre palavras não se fundamente em relações antonímicas binárias, sob pena de se instalar nas crianças o pensamento dicotómico. Através de trêsnarrativas bimodais, são questionadas as possibilidades de organização lexical,colocando pares de palavras aparentemente dicotómicos em contextos textuais diversos, que criam relações de gradação ou sinonímia, comprometendo a inevitabilidade de organização/interpretação antonímica binária, assim como as negativasconsequências do seu ensino a crianças em idades precoces.