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  • Manual de casos clínicos I
    Publication . Mateus, Catarina; Pereira, Ana; Dias , Libânia
    O Estágio de Aprendizagem em Ortóptica, que decorre no 4º ano curricular da Licenciatura em Ortóptica, visa a solidificação da aprendizagem adquirida ao longo do curso e que fundamenta todo o processo de atuação do Ortoptista nas suas diferentes áreas. O estágio é fundamental para proporcionar a formação de profissionais competentes, autónomos e aptos para o exercício clínico, através de uma aprendizagem vivencial em contexto real e monitorizada por Ortoptistas qualificados. É ainda essencial, durante este período, a realização de atividades que privilegiem o raciocínio clínico como complemento da formação in loco. Neste sentido, foi elaborado o Manual de Casos Clínicos I com o intuito de proporcionar aos estudantes o acesso a diferentes casos clínicos reais, dentro da área nobre da Ortóptica, relacionados com o diagnóstico e tratamento de distúrbios da motilidade ocular, visão mono e binocular, e de anomalias associadas. Pretende-se assim que este manual potencie a análise crítica de cada estudante como linha orientadora para o desenvolvimento de uma prática profissional de excelência. Deste modo, sugere-se a leitura atenta de cada caso apresentado, a análise e interpretação cuidada dos exames incluídos, sendo que para cada caso clínico deve ser realizado: 1) Enquadramento científico, fundamentando, por citações bibliográficas, as decisões diagnósticas e/ou terapêuticas referidas pelo estagiágio; 2) Encaminhamento dado ao utente; 3) Resumo, realçando o raciocínio clínico desenvolvido.
  • Manual de casos clínicos II
    Publication . Mateus, Catarina; Dias , Libânia; Santos, Ana Rita
    O Estágio de Aprendizagem em Ortóptica, que decorre no 4º ano curricular da Licenciatura em Ortóptica, visa a solidificação da aprendizagem adquirida ao longo do curso e que fundamenta todo o processo de atuação do Ortoptista nas suas diferentes áreas. O estágio é fundamental para proporcionar a formação de profissionais competentes, autónomos e aptos para o exercício clínico, através de uma aprendizagem vivencial em contexto real e monitorizada por Ortoptistas qualificados. É ainda essencial, durante este período, a realização de atividades que privilegiem o raciocínio clínico como complemento da formação in loco. Neste sentido, foi elaborado o Manual de Casos Clínicos II com o intuito de proporcionar aos estudantes o acesso a diferentes casos clínicos reais, os quais compreendem diversas metodologias de estudo funcional e estrutural do sistema visual. Pretende-se assim que este manual potencie a análise crítica de cada estudante como linha orientadora para o desenvolvimento de uma prática profissional de excelência. Deste modo, sugere-se a leitura atenta de cada caso apresentado, a análise e interpretação cuidada dos exames incluídos, sendo que para cada caso clínico deve ser realizado: 1) Enquadramento científico, fundamentando, por citações bibliográficas, as decisões referidas pelo estagiágio; 2) Encaminhamento dado ao utente; 3) Resumo, realçando o raciocínio clínico desenvolvido.