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- O Sistema de controlo interno nas instituições de Ensino Superior estudo de casoPublication . Rocha, Ana Paula; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalO presente estudo trata da problemática do Sistema de Controlo Interno em duas instituições de ensino superior, bem como da observação dos principais princípios do mesmo. A administração dos bens e fundos públicos tem de se ajustar pelo rígido cumprimento dos requisitos legais. A gestão dos recursos deverá ser efetuada de forma eficaz, eficiente, económica, equitativa e até mesmo ecológica. O Controlo Interno é uma consequência do crescimento das organizações, e o conjunto de normas, procedimentos, instrumentos e ações devem ser permanentemente ajustados e assegurar, a proteção do património, a confiança e a integridade da informação, a conformidade legal, promover e avaliar a eficiência operacional e a realização dos objetivos antes estabelecidos. Nesta perspetiva, procurou-se averiguar a implementação do sistema de controlo interno, a que o POC-E obriga, e identificar quais os princípios gerais do controlo interno que estão a ser adotados. Para a materialização deste trabalho, a metodologia recaiu sobre o estudo de caso. Foi utilizado como método de recolha de dados o inquérito através de questionário aos Órgãos de gestão e a colaboradores das áreas económico-financeiras. A Conclusão principal desta investigação é que a perceção dos inquiridos é maioritariamente favorável, o que pressupõe o cumprimento dos principais princípios do Controlo Interno.