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  • Diminuição da agressividade na pré-adolescência: follow-up após 1 ano de uma intervenção em contexto escolar
    Publication . Diana Aguiar Vieira, PhD
    Diminuição da agressividade na pré-adolescência: follow-up após 1 ano de uma intervenção em contexto escolar
  • Becoming a teacher: student teachers´ experiences and perceptions about teaching practice
    Publication . Caires, Susana; Almeida, Leandro; Diana Aguiar Vieira, PhD
    In an attempt to build a more comprehensive and holistic understanding of the complexity, dynamics and idiosyncrasies involved in becoming a teacher, this study focussed on the experiences of 295 student teachers. Their feelings, cognitions and perceptions regarding teaching practice were analysed using the short version of the Inventory of Experiences and Perceptions of the Teaching Practice. Results emphasise some of the difficulties experienced during this period (e.g., stress, sense of weariness and ‘vulnerability’), as well the positive perceptions of these student teachers regarding their growing knowledge and skilfulness, as well as their sense of efficacy, flexibility and spontaneity in their performance and interactions. Their perception of their accomplishments in achieving reasonable levels of acceptance and recognition within the school community and their positive evaluation of the guidance and support provided by their supervisors are also emphasised. Differences were found – in terms of gender and graduate course background – in the way these student teachers experienced some aspects of teaching practice.
  • The Coaching skills self-efficacy scale (CSSES): a validation study among a portuguese sample
    Publication . Diana Aguiar Vieira, PhD; Palmer, Stephen
    The Coaching skills self-efficacy scale (CSSES): a validation study among a portuguese sample
  • Transversal and Professional Skills Self-Efficacy Scale: Cultural Adaptation and Evidence of Validity
    Publication . Audibert, Alyane; Diana Aguiar Vieira, PhD; Andrade, Alexsandro Luiz de; Oliveira, Manoela Ziebell de
    Today, the preparation for working life and lifelong career management is becoming increasingly demanding challenges. Hence, in recent years, transversal competences have become more important. The aim of this paper is to present the adaptation study to the Brazilian context of the Transversal and Professional Skills Self-Efficacy Scale (TPS-SE), originally developed in Portugal. The sample consists of 658 Brazilians, 85.7% women. Exploratory and confirmatory factor analysis procedures were performed, and the final model presented satisfactory adjustment ratios, offering an alternative version with a general factor, and confirming the three-factor structure of the original scale, which assesses confidence in the ability to perform (1) personal and interpersonal skills in the workplace, (2) complex personal skills, and (3) transversal technical skills. It can be concluded that TPS-SE_Br can be used in intervention and research contexts, either in the form of general indicators, clustered in dimensions or in an individual item analysis.
  • Avaliação da autoeficácia no domínio da carreira
    Publication . Polydoro, S. A. J.; Diana Aguiar Vieira, PhD; Azzi, Roberta Gurgel; Dantas, M. A.
    Este livro é mais um dos frutos do trabalho conjunto de membros do Grupo de Trabalho Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), no biênio 2010-2012. Com o objetivo de apresentar aos interessados pela avaliação psicológica o conhecimento acumulado e o estado da arte dos últimos anos, nos contextos educativo e psicossocial, a obra provê o leitor com textos sobre temas clássicos e sempre relevantes, bem como com capítulos sobre tópicos novos e provocadores.
  • Apoio social e autoeficácia na procura de emprego: Um estudo junto de desempregados inscritos em Gabinetes de Inserção Profissional
    Publication . Gomes, Benedita; Diana Aguiar Vieira, PhD
    As transformações socioeconómicas ocorridas nas últimas décadas no mercado de trabalho traduziram-se no aumento do desemprego e do trabalho precário. O desemprego, enquanto transição de vida, coloca ao indivíduo desafios e mudanças ao nível dos papéis desempenhados, exigindo-lhe uma reformulação da sua relação com o mundo. O objetivo principal deste estudo é explorar a relação entre o apoio social e a autoeficácia na procura de emprego junto 223 desempregados utentes de Gabinetes de Inserção Profissional. Adicionalmente, este estudo visa compreender a relação entre o apoio social e a autoeficácia com a idade, tempo desemprego, género e habilitações escolares. Os resultados evidenciam uma relação positiva entre o apoio social e a autoeficácia na procura de emprego e indicam que estes dois fatores variam em função da idade, do tempo de desemprego e das habilitações escolares. Implicações para a intervenção e investigação futura são apresentadas.
  • Do ensino superior para o trabalho: contributo dos estágios para inserção profissional
    Publication . Diana Aguiar Vieira, PhD; Caires, Susana; Coimbra, Joaquim Luís
    O presente trabalho visou analisar o papel dos estágios na transição para o trabalho, entendendo-se a inserção profi ssional como um processo temporalmente alargado constituído por três fases interdependentes: a formação académica, a procura de uma actividade remunerada e a adaptação ao mundo laboral. Mais especifi camente, pretendeu-se estudar o impacto dos estágios curriculares na promoção de variáveis psicológicas centrais nesta transição – exploração vocacional, autoefi cácia e objectivos de investimento profi ssional – numa amostra de 337 fi nalistas do ensino superior português. Os resultados encontrados evidenciaram que os estudantes que tiveram a oportunidade de realizar um estágio curricular apresentaram maiores níveis de exploração vocacional, de auto-efi cácia, bem como objectivos de investimento profi ssional mais robustos, quando comparados com aqueles que não realizaram estágio. Palavras-chave: transição escola-trabalho, estágio profi ssionalizante, ensino superior, auto-efi cácia, inserção profi ssional.
  • Desenvolvimento vocacional no ensino superior: o foco em estudantes do 1º ano
    Publication . Rocha, J.; Gonçalves, C.; Diana Aguiar Vieira, PhD
    Desenvolvimento vocacional no ensino superior: o foco em estudantes do 1º ano
  • Crenças de eficácia pessoal e coletiva
    Publication . Azzi, Roberta Gurgel; Diana Aguiar Vieira, PhD; Iaochite, R. T.; Ferreira, L. C. M.; Guerreiro-Casanova, D. C.
    Crenças de eficácia pessoal e coletiva
  • Competências transversais: perceção de estudantes do 1º ano do ensino superior
    Publication . Rocha, Joana; Gonçalves, Carlos; Diana Aguiar Vieira, PhD
    A literatura teórica e empírica tem evidenciado a pertinência do desenvolvimento de competências transversais no Ensino Superior. O presente trabalho faz parte de um projecto de investigação mais abrangente que está a decorrer, no âmbito do Programa Doutoral em Psicologia, no Centro de Desenvolvimento Vocacional e Aprendizagem ao Longo da Vida da FPCEUP, que visa, entre outros aspetos, analisar o desenvolvimento de competências transversais durante a frequência do Ensino Superior. Concretamente, este estudo apresenta os resultados preliminares, obtidos na 1ª recolha de dados, acerca das representações que os estudantes possuem sobre as suas competências ao nível da resolução de problemas; do relacionamento interpessoal; da planificação e organização; do trabalho em equipa; criatividade, inovação e mudança. A amostra é constituída por 472 estudantes inscritos pela primeira vez em várias licenciaturas do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e os dados foram recolhidos em plataforma online, com a colaboração do IPP, no início do ano letivo 2011/2012. Os resultados evidenciam que, na generalidade, estes estudantes tendem a apresentar representações positivas das suas competências transversais, embora tenham sido encontradas algumas diferenças com base noutras variáveis definidoras do perfil de entrada destes estudantes. Finalmente apresentam-se algumas reflexões centradas nas implicações destes resultados preliminares ao nível da investigação e da intervenção psicológica.