Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Emotional footprint pedagogical project: storytelling in the development of communication skillsPublication . Dores, Artemisa R.; Sousa, Zita; Magalhães, Andreia; Barreto, JoãoThe way healthcare professionals communicate and relate with patients can be crucial for the quality of patient participation and health outcomes.
- Síndrome de burnout e autoeficácia em estudantes do ensino superiorPublication . Reis, Ana; Magalhães, Andreia; Pires, Nuno; Rocha, RicardoA transição para o ensino superior (ES) é considerada uma das mais difíceis tarefas desenvolvimentais para o estudante, confrontando-o com múltiplos desafios: académicos, cognitivos, afetivos, pessoais e sociais. Pretende-se determinar a prevalência da Síndrome de Burnout em estudantes do ES e compreender a sua associação com a autoeficácia e afetos. Estudo de natureza longitudinal, cuja amostra atual é constituída por 300 estudantes do 1º ano das licenciaturas em Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social de instituições de ensino superior portuguesas. Os estudantes são maioritariamente do género feminino (88,2%), idades entre os 17-34 anos (M= 19,3; DP= 2,98). Foram utilizados os instrumentos Escala de Burnout de Maslach para estudantes, Escala de Autoeficácia no Ensino Superior, Positive and Negative Affect Schedule e uma entrevista de caracterização sociodemográfica. Verificaram-se associações significativas entre a Síndrome de Burnout e a Autoeficácia e a experiência de afetos negativos (pt(299)=-2,22, p<,001)]. Na eficácia profissional, os estudantes com critérios de diagnóstico da Síndrome de Burnout nesta dimensão apresentam valores mais baixos na Autoeficácia académica [t(299)= -2,54, p<,001)] e na regulação da formação [t(299)=2,39, p<,01]. Os resultados parecem sugerir que os estudantes chegam ao ES com fragilidades emocionais que poderão dificultar a sua adaptação. Os desafios colocados pelo ES são complexos pelas mudanças inerentes (gestão de estudo, vida quotidiana e forma como se reveem no ambiente), exigindo aquisição de normas e de modelos comportamentais apropriados à instituição e ao nível de ensino. A adaptação ao ES deve ser promovida através de intervenções/grupos psicoeducacionais orientadas para o desenvolvimento de competências transversais aplicadas à realidade de cada estudante.