Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Virtual learning environments: formal environments vs informal environmentsPublication . Gonçalves, Maria José Angélico; Camarinha, Ana P.; Abreu, António; Braga, InêsSociety is constantly evolving and has so many repercussions on a social level as well as within personal and professional life. Information Technology (IT) has an increasing impact, bringing new challenges and paradigms to Education, by combining formal and informal environments in the communication that takes place between teachers and students, as well as between themselves. Nowadays, in education, the use of a an informal communication environment is increasingly verified in parallel with the formal environments already implemented. Teachers present challenges in the Learning Management System (LMS), but give students the freedom to use tools in less formal environments, as long as they meet with the stated objectives. The synergy between these two tools promotes learning environments with a social and interactive presence, one that is able to promote student success in virtual environments. This article presents an exploratory study of the use of platforms to support traditional teaching, such as social networks and LMS, using methods and pedagogical approaches that value the experimentation, discovery, research and integration of knowledge and skills. The purpose of this article is to identify the functionalities of each of the tools that promote the improvement of these environments in both formal and informal learning situations. The methodology used to reach the objective, besides the review of the literature, is based on an exploratory study, using research and interviews.
- ALE - advanced learning environments: work-based learningPublication . P. Camarinha, Ana; Gonçalves, Maria José Angélico; Abreu, António; Braga, InêsCom o aumento do conhecimento e o progresso tecnológico da sociedade, as Tecnologias da Informação (TI) no desenvolvimento educacional têm sido reconhecidas mundialmente como prioritárias, a fim de apoiar o desenvolvimento acadêmico e científico, alcançar alcance universal e ampliar o conhecimento, bem como facilitar a educação ao longo da vida. Passamos da aprendizagem centrada no professor para a aprendizagem centrada no aluno, fornecendo meios pedagógicos modernos intuitivos e envolventes para que os alunos aprendam sozinhos. Existe, no entanto, uma componente essencial do saber-fazer que muitas vezes só é adquirida no mercado de trabalho, ou quando o ensino envolve actividades práticas do mundo real, o que não é comum nos cursos de primeiro ciclo (Quadro Europeu de Qualificações para a aprendizagem ao longo da vida (QEQ), nível 6). Em Portugal, no nível 4 do QEQ, equivalente ao ensino secundário, existem cursos profissionais especializados destinados a formar pessoas para uma vida profissional ativa muito mais cedo, sem a exigência curricular e científica que é normal no ensino superior. Em 2006, no âmbito do processo de Bolonha, foram implementados os Cursos Técnicos Superiores Profissionais correspondentes ao nível 5 do QEF. Estes cursos têm a propriedade de exigir um estágio obrigatório de 6 meses pela instituição de ensino superior que se realiza em empresas e organizações que exercem atividades profissionais na área para a qual o curso se prepara e que têm as qualificações do formando. Em cada um desses níveis de ensino os objetivos e metodologias de aprendizagem são diferentes e, portanto, os resultados também são diferentes. Hoje em dia, estamos tentando entender como o treinamento em ambientes do mundo real é importante para melhorar o aprendizado. O objetivo do nosso projeto é avaliar o impacto da mudança, enfatizando a inter-relação de organização, currículo, infraestrutura, pedagogia e práticas na construção do ambiente de ensino e aprendizagem (ELT). Este estudo basear-se-á na análise dos currículos, metodologias, durabilidade e competências adquiridas em cada um dos diferentes níveis, a fim de avaliar a pertinência da combinação de estratégias existentes nos diferentes percursos, podendo passar pela necessidade de reformular a realidade atual, quer introduzindo mudanças, quer aumentando os métodos pedagógicos ou os conhecimentos, com vistas a uma formação mais completa e próxima do mercado de trabalho sem descurar toda a formação essencial ao indivíduo e ao seu desempenho profissional.