ISCAP - ATC de Ciências Sociais
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- Apoio psicológico no ensino superior: um olhar sobre o futuroPublication . Vieira, Diana Aguiar; Vieira, Diana Aguiar; Ferreira, Ana Isabel Lage; Fernandes, Cláudio Pina; Pinto, Susana; Ardions, Isabel; Pereira, Anabela SousaA igualdade de oportunidades e o apoio aos estudantes do ensino superior são dois importantes desafios lançados com a Declaração de Lisboa e que, por sua vez, constituem a matriz de orientação da Declaração de Bolonha. Neste quadro de referência, os apoios socias do ensino superior, onde se incluem a saúde e o bem-estar dos estudantes são da responsabilidade do Estado. Compete-lhe propor estratégias de combate ao insucesso escolar, incentivando à frequência bem-sucedida do ensino superior, orientada para a reparação, não só das desigualdades e justiças desencadeadas pelo disfuncionamento do modelo socioeconómico, bem como pelas dificuldades de natureza psicológica. É no tempo e no espaço da educação superior que se procura ativamente projetar e garantir o desenvolvimento de um projeto de vida. É nas Instituições de Ensino Superior (IES) que se aspira e sonha e, por isso, igualmente, o sítio onde o risco de claudicar é particularmente sensível e decisivo. Trata-se de um tempo privilegiado e oportunidade garantida de relação consigo próprio, com o outro, com os outros. Mas para trilhar os caminhos da modernização, dever-se-á insistir no conhecimento, na educação, na vontade e capacidade para fazer tudo isto e ainda mudar/adaptar-se ao ambiente, criar, relacionar-se, numa palavra, ter saúde física e mental. Os estudantes do ensino superior são cidadãos aptos a compreender as mudanças, capazes de escolher valores, indivíduos que fazem uma gestão eficaz dos seus recursos e limitações, da sua energia anímica, que são capazes de acolher as suas vicissitudes internas e externas, aceitar o outro diferente e comprometer-se entusiasticamente com um projeto
- Apoio social e autoeficácia na procura de emprego: Um estudo junto de desempregados inscritos em Gabinetes de Inserção ProfissionalPublication . Gomes, Benedita; Diana Aguiar Vieira, PhDAs transformações socioeconómicas ocorridas nas últimas décadas no mercado de trabalho traduziram-se no aumento do desemprego e do trabalho precário. O desemprego, enquanto transição de vida, coloca ao indivíduo desafios e mudanças ao nível dos papéis desempenhados, exigindo-lhe uma reformulação da sua relação com o mundo. O objetivo principal deste estudo é explorar a relação entre o apoio social e a autoeficácia na procura de emprego junto 223 desempregados utentes de Gabinetes de Inserção Profissional. Adicionalmente, este estudo visa compreender a relação entre o apoio social e a autoeficácia com a idade, tempo desemprego, género e habilitações escolares. Os resultados evidenciam uma relação positiva entre o apoio social e a autoeficácia na procura de emprego e indicam que estes dois fatores variam em função da idade, do tempo de desemprego e das habilitações escolares. Implicações para a intervenção e investigação futura são apresentadas.
- Automatic batching in simulation output analysisPublication . Pedrosa, António CarvalhoAutomatic batching in simulation output analysis
- Avaliação da autoeficácia no domínio da carreiraPublication . Polydoro, S. A. J.; Diana Aguiar Vieira, PhD; Azzi, Roberta Gurgel; Dantas, M. A.Este livro é mais um dos frutos do trabalho conjunto de membros do Grupo de Trabalho Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), no biênio 2010-2012. Com o objetivo de apresentar aos interessados pela avaliação psicológica o conhecimento acumulado e o estado da arte dos últimos anos, nos contextos educativo e psicossocial, a obra provê o leitor com textos sobre temas clássicos e sempre relevantes, bem como com capítulos sobre tópicos novos e provocadores.
- Becoming a teacher: student teachers´ experiences and perceptions about teaching practicePublication . Caires, Susana; Almeida, Leandro; Diana Aguiar Vieira, PhDIn an attempt to build a more comprehensive and holistic understanding of the complexity, dynamics and idiosyncrasies involved in becoming a teacher, this study focussed on the experiences of 295 student teachers. Their feelings, cognitions and perceptions regarding teaching practice were analysed using the short version of the Inventory of Experiences and Perceptions of the Teaching Practice. Results emphasise some of the difficulties experienced during this period (e.g., stress, sense of weariness and ‘vulnerability’), as well the positive perceptions of these student teachers regarding their growing knowledge and skilfulness, as well as their sense of efficacy, flexibility and spontaneity in their performance and interactions. Their perception of their accomplishments in achieving reasonable levels of acceptance and recognition within the school community and their positive evaluation of the guidance and support provided by their supervisors are also emphasised. Differences were found – in terms of gender and graduate course background – in the way these student teachers experienced some aspects of teaching practice.
- Breakfast in America é só um mata-bicho do outro lado do Atlântico?Publication . Antunes Garcia Anacleto Matias, Maria HelenaTecem-se considerações acerca da tradução de diversos tipos de textos, nomeadamente o ficcional e o lírico para enquadrar a tradução de letras de canções. Este é um tipo de tradução lírica muito específico que envolve vários meios, nomeadamente o discográfico, onde a dimensão fónica é essencial, o meio tradutivo, com a sua especificidade lírica e o meio pura e essencialmente textual inerente à métrica, rima e ritmo relativos à melodia do meio sonoro que constitui a canção. Para ilustrar estas considerações, procede-se à tradução da letra de uma música seleccionada do álbum discográfico “Breakfast in America”, dos SuperTramp, um grupo de rock marginal que foi o centro das atenções da geração europeia e norte-americana que chega agora à casa dos 30 – 40 anos de idade. O nosso “Mata-bicho à Americana” é servido neste artigo com considerações transculturais entre Portugal e os Estados Unidos da América, sempre relacionadas com reflexões tradutológicas transmediáticas baseadas na (in)interpretabilidade do que é (ou pode ser) uma tradução lírica de uma letra de canção.
- O «Breve aparelho e modo fácil para ajudar a bem morrer hum cristão» do Padre Estevão de Castro (1621)Publication . Pascoal, SaraO «Breve aparelho e modo fácil para ajudar a bem morrer hum cristão» do Padre Estevão de Castro (1621)
- O ciclo do satisfatório na gestão de terminologia das empresas internacionalizadasPublication . Albuquerque, Alexandra
- Comércio de informação através do WhatsAppPublication . Oliveira, Dalbert MarquesA troca de informação através de grupos no ciberespaço é uma prática tão comum quanto a troca de informação em grupos no ambiente real. Sabendo do valor potencial desta informação, empresas especializaram-se na criação de ferramentas específicas para este diálogo no ciberespaço. Uma destas ferramentas é o WhatsApp que possibilita tanto a troca quanto o comércio de informação. Este trabalho vai abordar alguns dos aspetos desta ferramenta, aproveitando para isso um caso real do comércio de informação sobre Portugal destinado a indivíduos interessados no país. Entre estes aspetos encontram-se os desafios relacionados com a gestão da informação, os quais envolvem a recolha, tratamento, armazenamento, análise, partilha e a privacidade desta informação.
- Competências transversais: perceção de estudantes do 1º ano do ensino superiorPublication . Rocha, Joana; Gonçalves, Carlos; Diana Aguiar Vieira, PhDA literatura teórica e empírica tem evidenciado a pertinência do desenvolvimento de competências transversais no Ensino Superior. O presente trabalho faz parte de um projecto de investigação mais abrangente que está a decorrer, no âmbito do Programa Doutoral em Psicologia, no Centro de Desenvolvimento Vocacional e Aprendizagem ao Longo da Vida da FPCEUP, que visa, entre outros aspetos, analisar o desenvolvimento de competências transversais durante a frequência do Ensino Superior. Concretamente, este estudo apresenta os resultados preliminares, obtidos na 1ª recolha de dados, acerca das representações que os estudantes possuem sobre as suas competências ao nível da resolução de problemas; do relacionamento interpessoal; da planificação e organização; do trabalho em equipa; criatividade, inovação e mudança. A amostra é constituída por 472 estudantes inscritos pela primeira vez em várias licenciaturas do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e os dados foram recolhidos em plataforma online, com a colaboração do IPP, no início do ano letivo 2011/2012. Os resultados evidenciam que, na generalidade, estes estudantes tendem a apresentar representações positivas das suas competências transversais, embora tenham sido encontradas algumas diferenças com base noutras variáveis definidoras do perfil de entrada destes estudantes. Finalmente apresentam-se algumas reflexões centradas nas implicações destes resultados preliminares ao nível da investigação e da intervenção psicológica.