ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto by Subject ".NET"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Documentos inteligentesPublication . Oliveira, AntónioAo longo deste trabalho será apresentada uma solução para sistemas de informação empresarial no domínio da Qualidade. Desenvolvida num ambiente real com recurso a plataforma .NET, a sua eficácia foi posta à prova em várias implementações. Várias organizações necessitam de implementar processos baseados num documento único, que deve conter o registo de toda a informação, mas que exige a intervenção de diferentes colaboradores. Esta necessidade varia muito entre organizações. Para dar resposta a este problema foi desenvolvido um sistema, denominado de Documentos Inteligentes, que, através de várias ferramentas, permite configurar processos, sem recorrer a codificação, baseados no registo de informação, workflow, controlo de acessos e alertas. É justamente a descrição dos vários componentes tecnológicos utilizados para dar resposta aos problemas, que se irá efectuar neste trabalho. Em termos de desenvolvimento de software foram abordados conceitos práticos de engenharia de domínio, RAD, arquitecturas por camadas, abstracção e workflow que possibilitaram uma maior flexibilidade do sistema desenvolvido e que conduz, simultaneamente, a uma rápida implementação de soluções de software baseadas nesta área.
- Microsserviços .NET para suportar uma plataforma de e-fulfillmentPublication . Vale, Ademar Filipe da Cunha; Ferreira, Nuno Alexandre CastroO Spoke é uma plataforma maioritariamente direcionada ao e-commerce desenvolvida pela antiga start-up portuguesa HUUB. O principal objetivo desta aplicação passa por suportar todo o processo de negócio de empresas que utilizem plataformas online para venda de produtos, através de integração com diversos tipos de plataformas e sistemas. A este mesmo processo dá-se o nome de e-fulfillment e este é responsável pelo processamento de uma compra online: receber, armazenar, selecionar, embalar e distribuir produtos. Motivada pela visão e tecnologia desenvolvida pela HUUB, em 2021, a operadora logística multinacional Maersk chegou a um acordo para a compra total da primeira. Com esta compra surgiram novos desafios, não só a nível de paradigma, mas também a nível de tecnologia. O trabalho demonstrado neste documento é realizado em contexto empresarial (Maersk) e nele é abordado o início do processo de migração do Spoke para uma nova plataforma responsável pelo e-fulfillment de todas as empresas que desejem este serviço por parte da Maersk. Com esta migração é também importante considerar os constantes avanços tecnológicos, assim como ferramentas que consigam tornar o desenvolvimento mais simples e eficiente. Tendo por base este pressuposto e, tendo em conta que o Spoke é uma aplicação maioritariamente monolítica desenvolvida em Python, foi tomada a decisão de, para além de optar por uma arquitetura orientada a microsserviços devido às vantagens que este estilo arquitetural apresenta, também alterar a tecnologia nas quais os serviços estão assentes para .NET (C#). Sendo assim, neste documento são analisados ambos os estilos arquiteturais acima referidos, estratégias de migração e boas práticas de desenvolvimento de software. Através da realização de uma análise arquitetural, são propostas diferentes arquiteturas resultantes do processo de segmentação, das quais uma é selecionada e desenvolvida tendo por base, não só os fundamentos teóricos citados, mas também os requisitos identificados.
- Recomendação de Pontos de Interesse para Grupos - Uma Abordagem baseada em Sistemas Multi-Agente e no Feedback dos TuristasPublication . Martins, André Bernardo; Marreiros, Maria Goreti CarvalhoO protótipo de Sistema de Recomendação para Grupos no setor do turismo que se encontra em desenvolvimento pelo GECAD utiliza num dos seus microserviços um Sistema MultiAgente. No entanto, a interação e partilha de conhecimento entre os agentes do sistema carece de melhorias que permitam a apresentação de recomendações cada vez mais coerentes, precisas e personalizadas. Os dados sociodemográficos, personalidade e preferências turísticas de cada turista são modelados num agente inteligente que o representa, com o objetivo de tornar cada agente o mais similar possível ao turista que representa. Com isto, os agentes devem ter a capacidade de aprender com o conhecimento e ações dos outros agentes, assim como de partilhar dados de interação e perfil dos turistas, de forma a melhorar e a tornar mais precisas as recomendações enviadas pelo sistema de recomendações do GRS, melhorando a satisfação e experiência dos turistas. Este documento apresenta uma análise de valor e inclui um estudo sobre o estado da arte em tecnologia relevante e sobre conceitos e trabalhos relacionados com o projeto em desenvolvimento. Apresenta ainda uma análise do domínio do problema, o desenho arquitetural e detalhes sobre a implementação e testagem do protótipo desenvolvido. A solução final respondeu essencialmente a todas as necessidades que se tinham proposto resolver e possibilita o crescimento do GRS sem comprometer o trabalho já efetuado. Os utilizadores passaram a ser associados a clusters com base na sua personalidade e os respetivos agentes foram melhorados para utilizar ratings e rules que lhes diziam respeito de forma a priorizar e penalizar pontos de interesse turísticos nas recomendações obtidas.
- Sistema pericial para o estudo de composição de betõesPublication . David, André Teixeira; Faria, Luiz Felipe Rocha de; Lourenço, Jorge da FonsecaO betão é o material de construção feito pelo Homem mais utilizado no mundo. A sua composição é um processo complexo que exige um conhecimento teórico sólido e muita experiência prática, pelo que poucas pessoas estão habilitadas para o fazer e são muito requisitadas. No entanto não existe muita oferta actual de software que contemple alguns dos aspectos importantes da composição do betão, nomeadamente para o contexto europeu. Nesse sentido, foi desenvolvido um sistema de apoio à decisão chamado Betacomp, baseado num sistema pericial, para realizar estudos de composição de betão. Este contempla as normas legais portuguesas e europeias, e a partir da especificação do betão apresenta toda a informação necessária para se produzir um ensaio de betão. A aquisição do conhecimento necessário ao sistema contou com a colaboração de um especialista com longa e comprovada experiência na área da formulação e produção do betão, tendo sido construída uma base de conhecimento baseada em regras de produção no formato drl (Drools Rule Language). O desenvolvimento foi realizado na plataforma Drools.net, em C# e VB.net. O Betacomp suporta os tipos de betão mais comuns, assim como adições e adjuvantes, sendo aplicável numa grande parte dos cenários de obra. Tem a funcionalidade de fornecer explicações sobre as suas decisões ao utilizador, auxiliando a perceber as conclusões atingidas e simultaneamente pode funcionar como uma ferramenta pedagógica. A sua abordagem é bastante pragmática e de certo modo inovadora, tendo em conta parâmetros novos, que habitualmente não são considerados neste tipo de software. Um deles é o nível do controlo de qualidade do produtor de betão, sendo feito um ajuste de compensação à resistência do betão a cumprir, proporcional à qualidade do produtor. No caso dos produtores de betão, permite que indiquem os constituintes que já possuem para os poderem aproveitar (caso não haja impedimentos técnicos) , uma prática muito comum e que permitirá eventualmente uma aceitação maior da aplicação, dado que reflecte a forma habitual de agir nos produtores.