ESE - CLL - Artigos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - CLL - Artigos by Subject "Competências gramatical e textual"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Imagens e promoção da compreensão no ensino da língua no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Baptista, AdrianaPretende-se, nesta comunicação, refletir sobre possíveis práticas de ensino da compreensão inferencial na leitura no Ensino Básico que cruzem questões de literacia verbal e visual, apresentando uma abordagem à obra de Jorge Bucay, ilustrada por Gusti, O Elefante acorrentado. Esta abordagem têm como objetivo o desenvolvimento integrado de competências (linguísticas e sociais) e pretende mostrar que relações dialéticas, transformadoras e substitutivas entre texto e imagem, quando esta é criteriosamente selecionada, são mais produtivas na promoção das competências textuais e gramaticais do que as relações entre texto e imagem meramente interpretativas. Partindo do princípio de que os textos usados para desenvolver o domínio da Língua Portuguesa no Ensino Básico são frequentemente apresentados aos alunos enquanto textos bimodais (verbais e picturais) torna-se urgente estimular quer os critérios de seleção de imagens, quer as estratégias a utilizar para a sua compreensão, para que estas, quando colocadas ao serviço do ensino da língua, ultrapassem a mera função denotativa. Pretende-se que estas sejam capazes de promover a fruição estética, mas também a capacidade de compreender sentidos conotativos, fazer inferências e desencadear tarefas de desenvolvimento de competências gramaticais.