Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-14"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Localização do website Cuida.ptPublication . Oliveira, Joana Daniela Almeida de; Duarte, Pedro Luís Queiróspresente trabalho apresenta o relatório do projeto de localização de Cuida.pt, o website de uma farmácia online, de português para inglês, no âmbito do Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas. O relatório inicia-se com uma contextualização teórica sobre a Localização, abordando especificamente a vertente da localização de websites, bem como as ferramentas utilizadas e a sua aplicação prática. De seguida, explora-se o conceito de e-commerce e a sua influência no mercado farmacêutico português, que justificam a pertinência deste projeto de localização. Depois, é descrito todo o projeto de localização do Cuida.pt, as diferentes fases e processos realizados, assim como uma reflexão crítica da localização que se destina a um público-alvo de um locale que não corresponde à língua de destino. No final do projeto, foi possível perceber que uma localização não deve seguir um conjunto fixo de regras, mas sim adaptar-se às necessidades e particularidades de um dado produto ou serviço. O produto final será eventualmente publicado.
- Auditoria a entidades menos complexas: relatório de estágioPublication . Mesquita, Maria Luís Lopes; Leal, Mónica Maria Vilhena Albuquerque de OreyO presente relatório visa estudar a temática da auditoria a entidades de menor complexidade, explorando as dificuldades sentidas por vários profissionais da área na aplicação das ISA gerais, e o possível impacto da ISA for LCE na condução de uma auditoria. Este relatório destaca o papel crucial das PME tanto a nível nacional como internacional e a importância da nova norma, ISA for LCE, no decorrer de auditorias a entidades de menor complexidade. A investigação foi conduzida utilizando uma metodologia qualitativa, com recurso à execução de auditorias completas a entidades de pequena e média dimensão, tendo por base as ISA gerais. Adicionalmente, foram realizadas indagações ao orientador de estágio e aos colegas de trabalho e utilizados os métodos de observação, recolha de evidência e análise documental. Com base no estágio desenvolvido na Sociedade de Revisores Oficiais de Contas MGI & Associados e na revisão da literatura foi possível concluir que quer sejam aplicadas as ISA gerais ou a ISA for LCE a qualidade e a eficiência do trabalho de auditoria devem manter-se. A ISA for LCE surgiu como um grande passo na evolução do trabalho de auditoria ao condensar numa única norma os aspetos relevantes à condução de uma auditoria a entidades menos complexas.
- Relatório de Estágio: AP PortugalPublication . Freitas, Wania de; Tallone, LauraO presente relatório pretende descrever o estágio curricular de seis meses na empresa de serviços linguísticos AP | Portugal, realizado no âmbito do Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, no segundo semestre do segundo ano do Mestrado. Em primeiro lugar, é descrita a entidade de acolhimento, os seus departamentos, a sua metodologia e filosofia de trabalho. Posteriormente são expostas as formações realizadas, o fluxo de trabalho da empresa, que por sua vez contém as diferentes fases do processo tradutivo, e as tarefas realizadas durante o estágio. Em segundo lugar, é analisado o tema da pós-edição de tradução automática, a sua evolução, as tarefas da pós-edição e os diferentes regulamentos criados para assegurar a sua qualidade e precisão, e, por fim, os dois diferentes tipos de pós-edição. Tendo por base a realização de duas entrevistas a duas colaboradoras da empresa e a informação académica, é feita uma análise da qualidade e dos erros encontrados na pós-edição em diferentes tipologias textuais e combinações linguísticas.
- Integrating RFID POS in Hardware-in-the- Loop SimulationsPublication . Silva, Nuno Alves Martins Pena da; Viana, Paula Maria Marques Moura GomesIn the field of retail stores technology, Point of Sale systems equipped with Radio Frequency Identification readers, are often used to process transactions. Typically, the firmware development for these systems involves multiple testing phases in order to approve a new firmware release. Moreover, testing can be challenging for the development and quality assurance teams if there are third-party software dependencies. In this case the closed nature of the third-party dependencies restricts and/or delays the new firmware release cycles. To address these challenges the development of a new tool named TestFramework is proposed, which adopts the Hardware-in-the-Loop technique, to simulate the third-party software used in the point of sales firmware. The new tool incorporates a custom scripting language built for this purpose that enables black-box testing, thus, allowing the teams to design and run test scenarios without having access to the source code. This approach reduces the dependency on external systems and creates a controlled environment for both manual and automated software testing. Additionally, the use of Continuous Integration/Continuous Deployment tools, automates the testing and deployment processes by allowing constant validation of each source code change. This automation streamlines the development cycle, leading to shorter release cycles and overall enhanced software quality by enabling early problems detection. The TestFramework tool achieved good results by improving the testing capabilities of the development and testing teams. However some limitations were identified, such as the learning curve needed to the efficient use of the custom scripting language and the possible lack of edge cases testing. Future work aims to make the tool more user friendly by developing a graphical interface that will simplify the scripts editing and allow a easier configuration of the automated testing pipeline.
- Monocyte distribution width - Biomarcador de Sepsies em doentes adultosPublication . Leal, Jennifer; Ribeiro, Jorge Manuel Condeço; Sousa, Maria Manuela Amorim de Silva e; Figueiredo, Maria Alves Ribeiro MatosA sépsis é uma disfunção orgânica potencialmente fatal, resultante de uma resposta desregulada do organismo a uma infeção. O diagnóstico precoce da sépsis é um desafio, pois os seus sinais e sintomas são semelhantes aos de outras doenças agudas. Portanto, novos biomarcadores têm emergido, como é o caso do Monocyte Distribution Width (MDW). Neste estudo de caso-controlo foi avaliado o desempenho do MDW na deteção precoce de sépsis na população adulta (idade ≥18 anos) da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, pela análise de resultados desta variável obtidos entre 25 de janeiro e 25 de abril de 2024. Relativamente a seleção dos grupos, os casos foram selecionados com base na existência de um resultado positivo de hemocultura, o que confirma o diagnóstico de sépsis. Os controlos foram selecionados com a premissa da presença de hemoculturas estéreis no decorrer do episódio de urgência. Para aumentar o poder dos testes estatísticos selecionaram-se dois controlos por cada caso. O MDW mostrou-se um parâmetro preditivo para o desenvolvimento de sépsis em adultos no serviço de urgência, conforme a definição de sépsis-3 (p = 0,0111). A análise da curva ROC indicou que o MDW possui uma eficácia diagnóstica para a sépsis, com uma AUC de 0,7398. Os resultados deste estudo apoiam a confiança deste biomarcador na deteção precoce de sépsis no serviço de urgência.
- Otimização de componentes mecânicos produzidos por fabrico aditivo para contacto alimentarPublication . Reis, Mário Davide Ferreira Lourenço; Silva, Francisco José Gomes daO fabrico aditivo tem vindo a ser cada vez mais implementado na indústria, independentemente do setor desta. O tempo de produção reduzido para componentes, de pequeno a medio porte, é um dos fatores que mais influencia nesta aplicação, assim como, a sua capacidade de produção de componentes com geometrias complexas. Esta dissertação foi devolvida no âmbito de um estágio na empresa LaniRobotics e teve como principal objetivo o fabrico de componentes mecânicos por manufatura aditiva para utilização na indústria alimentar. O objetivo surgiu devido a uma limitação da tecnologia FDM. Esta tecnologia produz as suas peças camada-a-camada deixando na sua interface pequenas fissuras onde se podem alojar colónias de bactérias e/ou fungos. Foram fabricados provetes em PETG por FDM com diferentes alturas de camada e preenchimento (infill). Alguns provetes também foram revestidos com uma resina de epóxido isenta bisfenol A. A partir de uma inspeção visual foi possível constatar que os provetes não apresentavam defeitos superficiais notáveis como, por exemplo fissuras e descoesão entre camadas, após a sua produção. Através do mesmo tipo de inspeção, foi possível observar, no caso dos provetes revestidos com epóxido, a existência de uma boa adesão deste revestimento à superfície do provete. Os provetes foram submetidos a um ensaio microbiano, de forma a poder analisar qual seria o melhor tipo superfície, com ou sem revestimento para a utilização na indústria alimentar. Através da análise dos resultados obtidos do ensaio, foi possível perceber que a solução estaria na utilização de uma camada baixa e que a utilização de revestimento melhora significativamente a qualidade superficial.
- Estudo da viabilidade do transporte autónomo na MisturaçãoPublication . Rodrigues, Luís Pedro Rocha; Almeida, António Henrique Mendes deO presente projeto de dissertação tem como principal objetivo estudar a viabilidade da implementação de veículos autónomos guiados (AGV) no departamento de misturação de uma empresa de produção de pneus, a Continental Mabor S.A., com o intuito de reduzir a dependência da mão de obra e otimizar os processos logísticos internos. O trabalho foca-se na avaliação dos impactos da introdução dos AGV no desempenho operacional, considerando indicadores como a taxa de ocupação dos transportadores e misturadores. É apresentada uma metodologia de abordagem ao problema, onde inicialmente, se identificaram os principais problemas, como a sobrecarga dos transportadores e a falta de padronização nos fluxos de trabalho. Posteriormente, foi feito um estudo detalhado das tarefas realizadas pelos transportadores e uma análise multimomento, que identificou as áreas onde os AGV poderiam ser mais eficazes. Os dados recolhidos no processo foram utilizados para a criação de um modelo de simulação em FlexSim, que representa o estado atual do processo de transportes, e que serviu de base para a criação do modelo com introdução de AGV. Após a análise de resultados dos diferentes cenários, a simulação revela que a introdução dos AGV garante uma maior eficiência global, melhoria nas condições de segurança dos operadores e também melhor padronização dos fluxos de transporte, contudo implica a introdução de um maior número de equipamentos e a restruturação do layout da misturação.
- Relação entre o índice de proliferação celular Ki-67 e os valores de coeficiente aparente de difusão (ADC) em MeningiomasPublication . Teixeira, Fabiana Alexandra de Sousa; Nogueira, Luísa; Pereira, José; Freitas, DavideOs meningiomas são os tumores intracranianos benignos mais comuns, representando 38% dos tumores primários do Sistema Nervoso Central. A Ressonância Magnética (RM) é essencial no diagnóstico, enquanto o anticorpo Ki-67 é usado para detetar recidivas, o seu aumento indica maior risco de recorrência. O objetivo principal do estudo foi comparar o índice de proliferação K1-67 com os valores de ADC e classificação histológica dos meningiomas. Foi realizado um estudo institucional, observacional e retrospetivo que incluiu doentes com meningioma, que realizaram RM num equipamento de 1.5T. Foram realizados testes t para comparar o ADC médio com o Ki-67 e a recidiva tumoral, e o teste Exato de Fisher para estudar a relação entre Ki-67 e mitoses. Observou-se que 57,1% dos tumores se localizavam na região anterior do cérebro e 53,6% no lado esquerdo, com predomínio dos graus I e II. Cerca de 57,1% dos meningiomas apresentaram baixo Ki-67, e 46,4% presença de mitoses. Tumores com Ki-67 moderado apresentaram maior incidência de mitoses e recidiva. Não foi possível estabelecer uma relação entre o grau tumoral, mitoses e Ki-67. A análise do Ki-67, ADC e mitoses pode ser útil como indicador prognóstico em meningiomas, embora existam limitações no estudo.
- Reclassificação de variantes: painéis NGS alargados, de pacientes com tumores sólidos, elegíveis para tratamento com PARPIsPublication . Ferraz, Marta Isabel Jesus; Cirnes, Luís; Granja, Sara CostaO desenvolvimento das tecnologias de Sequenciação de Nova Geração (NGS) acelerou a identificação de alterações genéticas em patologias humanas, possibilitando diagnósticos mais precisos e terapias direcionadas. A maioria dos cancros resulta da acumulação de mutações somáticas, estando algumas delas ligadas diretamente a um tipo de tumor, no entanto, diferentes tipos de cancro podem também ter origem na mesma mutação. Assim sendo, a um determinado tipo de cancro que tem origem em diferentes mutações genéticas podem ser aplicadas terapias distintas, e no caso de diferentes tipos de cancro com a mesma mutação pode ser-lhes aplicada a mesma terapia. Este trabalho teve como objetivo identificar e classificar variantes genéticas nos genes BRCA, associadas à deficiência da recombinação homóloga, em 17 pacientes com diferentes neoplasias, visando a identificação de alvos terapêuticos para o tratamento com inibidores da Poli (ADP-ribose) Polimerase (PARPIs). Foi possível a identificação de uma variante patogénica no gene BRCA1 e uma variante provavelmente patogénica BRCA2 em apenas um paciente com neoplasia da próstata em estadio avançado. Este tipo de diagnóstico molecular leva cada vez mais ao aumento da medicina de precisão, um dos avanços mais importantes da biologia.
- Immersive virtual reality reminiscence activities: assessment of engagement and participation, behavioral and psychological symptoms and weel-being of people with dementiaPublication . Pereira, Miguel Araújo; Coelho, Tiago; Campos, CarlosVirtual reality (VR) is a novel technology tha can be used to promote reminiscence among people with dementia, and there are still few studies on the contribution of the immersiveness allowed by VR to enhance therapeutic results. The aim of this study was to analyze the effect of na immersive VR reminiscence session compared to a non-immersive reminiscence session, interms of engagement and participation, behavioral and psychological symptoms and well-being in people with dementia, using behavioral observation and measurement of psychological metrics during interventions. A randomized crossover trial was carried out, with a washout duration of seven days. 20 participants with dementia were recruited, with an average age of 80.55 years and of which 18 (90%) were women. The results indicated that there were significant differences in higher behavioral engagement (Z=-2.67, P=.008), higher apathy during the session, in terms of facial expressions (z=-2.12, P=.034) and lower apathy during the session, in terms of purposeful activity (z=-2.24, P=.025) in the immersive intervention compared to the non-immersive intervention. Moreover, the results indicated that the mean heart rate in the baseline rest condition was significantly lower tahn in the exposure condition, despite the type of intervention (F (1.235,19.764) = 4.333, P= .043). The results suggest that the immersiveness promoted by VR can be useful in promoting engagement of people with dementia in intervention programs. As these technologies are increasingly accessible and safe, it is justified to continue studying their contribution to enhancing therapeutic results.