Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-11"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O estudo do contrafagote no ensino secundário: sugestões pedagógicas para a preparação de excertos orquestrais de referênciaPublication . Fernandes, Cristina Manuela Ribeiro; Silva, Pedro Miguel de Abreu Faria da; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Carneiro, LurdesO presente trabalho consiste num relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), e da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo acerca da minha prática pedagógica realizada na ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave, sob orientação dos professores Pedro Silva (orientador), Sofia Lourenço (co-orientadora) e Lurdes Carneiro (cooperante). Por outro lado, este relatório abarca também um projeto de investigação intitulado “O estudo do contrafagote no ensino secundário: sugestões pedagógicas para a preparação de excertos orquestrais de referência”, realizado junto de alunos de fagote do curso instrumentista de sopros e percussão do ensino profissional, de modo a criar ferramentas pedagógicas de apoio ao estudo do contrafagote e ajudar o estudo dos alunos com sugestões de exercícios com base em excertos orquestrais. Partindo de uma abordagem metodológica sob a perspetiva de investigação-ação, foram realizados testes em contexto de sala de aula com 3 alunos do 10º ao 12º ano do curso instrumentista de sopros e percussão; assim como um inquérito a alunos de fagote. Após a respetiva recolha dos dados, foi realizada uma análise de âmbito qualitativo e quantitativo. Foi possível concluir que a realização dos excertos orquestrais com base em exercícios é exequível mesmo em alunos que estejam ainda numa fase inicial de abordagem ao instrumento, desenvolvendo competências necessárias para que no futuro estejam criadas condições para uma melhor qualidade da performance dos alunos.
- A prática coletiva como fator motivacional à prática do instrumento: criação de um ensemble de clarinetes do ensino básicoPublication . Moreira, João Vítor de Sousa; Pinto, Nuno Fernandes; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Pereira, VictorO presente relatório descreve todas as atividades realizadas ao longo do ano letivo 2016/17 na Academia de Música/Escola Profissional de Música de Espinho, no âmbito da prática educativa desenvolvida no ensino de Instrumento - Clarinete. O Estágio Supervisionado abriu oportunidades para refletir acerca dos modelos pedagógicos que melhor servirão a aprendizagem da prática musical. A preocupação em reforçar o interesse/motivação dos meus alunos mais jovens pela aprendizagem musical e a prática do Clarinete levou ao desenvolvimento de um Projeto de Intervenção, cujo objetivo principal era proporcionar aos alunos a participação em atividades extracurriculares, no âmbito escolar, que pudessem contribuir positivamente para a sua prática instrumental, assim como a sua motivação para o prosseguimento dos estudos musicais. A criação de um Ensemble de Clarinetes no ensino básico surgiu da procura de uma atividade lúdica que pudesse ser um complemento pedagógico, e pela qual os alunos nutrissem interesse, enquanto atividade predileta, de forma a melhorar os seus índices motivacionais, e consequentemente fomentar o seu gosto pela prática musical. Neste estudo, desenvolveu-se um plano de ação baseado numa metodologia de Investigação-ação, onde o investigador assume um papel de orientador e mediador. Na prática musical, as atividades em grupo são fundamentais, e representam um enorme benefício à motivação dos estudantes, mesmo que em agrupamentos homogéneos como este, ideia que se pretende também comprovar neste estudo desenvolvido. É espectável que esta pratica contribua igualmente para o crescimento sociocultural e afetivo dos intervenientes.
- Contributo didáctico para o programa de bateria do 2º ciclo do ensino básicoPublication . Martins, João Miguel Marques e Silva Nunes; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Lauren, Michael Charles; Oliveira, Nuno José Francisco de BritoEste relatório tem como primeira finalidade resumir os dois anos do Mestrado em Ensino da Música onde tive a oportunidade de colocar em prática as aprendizagens recolhidas nas aulas de Mestrado mas para além disso, pretende também ser uma partilha de informações e de experiências que reuni ao longo dos anos que pratico o ensino da bateria. Está dividido em três grandes capítulos: no primeiro capitulo, Guião de Observação da Prática Musical, faço uma reflexão que engloba caracterização da escola, da comunidade educativa e do ensino praticado; no segundo capítulo, Prática de Ensino Supervisionada, onde está reunida a informação do estágio, planificações, aulas leccionadas e aulas observadas; por último, no terceiro capítulo, Projecto de Investigação, que se baseia numa recolha e organização de informação com o objectivo final de elaborar uma proposta de dois manuais de bateria como objectivo de serem um contributo didáctico para o programa de bateria do 2º Ciclo do Ensino Básico.