Browsing by Author "Vieira, Renato Nunes"
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- Gestão de capital Intelectual no setor público federal: aplicação do modelo proposto por Queiroz (2003) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de RondôniaPublication . Vieira, Renato Nunes; Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraO processo de transformação que as organizações vêm passando, fazendo com que a busca pelo sucesso seja constante, fez com que houvesse a procura de um diferencial competitivo. Diante desta realidade, as organizações investem fortemente em estratégias que englobam todos os setores administrativos, essencialmente no Capital Intelectual, que passou a ser considerado como importante fonte de vantagens competitivas. Contudo, considerando a carência de pesquisas que ampare o setor público neste aspecto, este estudo tem por objetivo realizar uma investigação descritiva, de natureza quantitativa, do tipo estudo de caso no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Rondônia (IFRO), para a avaliação do Capital Intelectual, sob a ótica de seus gestores, considerando os elementos: Capital Humano, Organização Interna, Relações Externas, Qualidade e Transparência, utilizando por base o Modelo proposto por Queiroz (2003), a fim de possibilitar melhores tomadas de decisão e melhorias no desenvolvimento organizacional de instituições públicas de ensino. Como principal resultado, ressalta-se a aplicação do referido método na Instituição avaliada, onde todos os elementos obtiveram notas finais acima da média (50%), que de acordo com Queiroz (2003), significa a criação de um ativo intelectual. As principais limitações do estudo são o fato do público-alvo da avaliação, os gestores, serem ocupantes de Cargo de Direção ou de Função Gratificada, o que pode ter motivado-os a atribuirem melhores notas na avaliação dos elementos, considerando a natureza política do cargo. Com isso, destaca-se que o processo de avaliação do capital intelectual, segundo a ótica dos gestores, deduz que mais relevante do que compreender pontualmente a concepção dos envolvidos no processo, é ter informações que evidenciem quais os elementos sucetíveis de melhoria.