Browsing by Author "Vieira, Paulo Jorge da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Gestão documental na logísticaPublication . Vieira, Paulo Jorge da Silva; Costa, José António Baptista da; Pinheiro, Lourenço Fernando GomesA dissertação incide sobre a Gestão Documental na Logística. O interesse deste tema foi despoletado por um trabalho elaborado na parte curricular do mestrado, precisamente sobre Gestão Documental. A dissertação inicia, fazendo um breve resumo sobre o que é e quais os objetivos fundamentais da Gestão Documental, assim como, em que aspetos se poderão relacionar estas duas temáticas e as vantagens que poderão trazer às organizações. É indissociável, que a Gestão Documental, pelas suas características, possa trazer Inovação para os Arquivos das organizações, reduzindo os tempos de pesquisa, ao mesmo tempo que permite ter um maior controlo sobre o fluxo de informação. Ora esta realidade não se pode separar da Logística pela simples razão de que, na Logística, procura-se rentabilizar os vários fluxos de processo que existem numa organização, de modo a conseguir maximizar as suas potencialidades e minimizar as fraquezas, tentando mesmo eliminar estas últimas. Logo a junção destas duas realidades é sem dúvida uma mais-valia, potenciando inclusive o serviço a cliente. A tese foi estruturada, resumindo um pouco da história da Gestão Documental e da Logística, dando ênfase aos aspetos de maior relevo. Estes foram importantes para dar suporte, para a visita efetuada à Liberty Seguros, aproveitando também a experiência do ano anterior, na visita realizada à GOP (Empresa Municipal do Porto - Gestão de Obras Públicas do Porto), no Porto. Este estudo não podia ficar completo sem os inquéritos efetuados a várias empresas, para verificar se os pontos de maior destaque na parte teórica, iam de encontro a aquilo que vários autores defendiam, assim como se o que foi extraído da experiência da Liberty Seguros eram ou não seguidos pelas outras organizações, que amavelmente responderam aos inquéritos que lhes foram enviados. É fundamental e urgente, estudar aprofundadamente, as vantagens que se pode conseguir ao conciliar estas realidades, Gestão Documental e Logística, na potencialização de mais-valias para as organizações, ao rentabilizar processos, automatizar fluxos e fluidez de informação.