Browsing by Author "Vieira, Natacha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- De estação em estação, transforma-se a educação: o uso da metodologia de rotação por estações para o estudo da educação ambiental com alunos do 1.º CEBPublication . Almeida, Catarina; Vieira, Natacha; Dias Graça, Vânia GabrielaA metodologia ativa de Rotação por Estações promove a construção ativa do conhecimento, estimulando a autonomia e a participação dos alunos. Esta comunicação insere-se no projeto “Aprender com Respeito”, desenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A unidade de aprendizagem “Porque devemos respeitar os animais?” teve como objetivo sensibilizar os alunos para a educação ambiental e o respeito pelas espécies em vias de extinção, promovendo simultaneamente competências transversais. Organizaram-se quatro estações, cada uma com tarefas interdisciplinares e cognitivamente desafiantes: criação de slogans e cartazes, exploração musical, resolução de um puzzle lógico-matemático com planisfério e representação gráfica com proposta de ação concreta. Após a realização das tarefas, houve partilha coletiva e reflexão orientada. A investigação seguiu uma metodologia de investigação-ação, recorrendo à observação participante, registos reflexivos, trabalhos dos alunos e recursos audiovisuais. Os resultados evidenciam o aumento do interesse e motivação dos alunos, bem como o desenvolvimento de competências como a criatividade, cooperação, pensamento crítico e consciência ambiental. Este estudo reforça o potencial da Rotação por Estações como abordagem inovadora que responde aos desafios educativos atuais, promovendo aprendizagens significativas e interdisciplinares.