Browsing by Author "Vieira, Marlene Dias"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educar em Valores: um desafio para o século XXIPublication . Vieira, Marlene Dias; Araújo, Sofia Maria Cruz de MeloO presente estudo de caso qualitativo surge da necessidade de compreender o impacto que a escola causa em matéria de educação em Valores, fundamentada na legislação em vigor. O principal objetivo é conhecer a perceção dos alunos do 1º CEB em relação aos Valores, procu-rando responder à seguinte pergunta de investigação: De que forma os alunos intuem Valores nas aulas de Inglês do 1º CEB? A investigação decorreu com base numa pesquisa extensiva e análise documental, recorrendo aos documentos orientadores do sistema educativo e a autores de referência que permitiram apresentar o que tem vindo a ser problematizado teoricamente sobre o assunto: conceito de Valores, paradigmas e modelos da educação em Valores, o papel da escola, do professor e da família e o processo de interiorização dos Valores. Para além disso, a observação direta permi-tiu a recolha de dados úteis para a investigação e, por fim, foram auscultados, através de um inquérito por questionário, os alunos do terceiro e do quarto anos e os respetivos Encarregados de Educação. Este estudo permite caracterizar as perceções e representações dos alunos e dos Encarrega-dos de Educação relativamente aos Valores, à forma como as crianças intuem os Valores e a opinião que os Encarregados de Educação têm sobre a educação em Valores na escola e na família. Os resultados indicam que os alunos intuem os Valores tanto a partir do currículo real como do currículo oculto, assim como através do exemplo do professor e de outros agentes com quem estabelecem laços de afetividade. Assim, ficou comprovado que a escola pode perfeitamente ser uma aliada da família na educa-ção em Valores e que, através de diferentes estratégias, as crianças conseguem intuir Valores nas aulas de Inglês do 1º CEB. Portanto, recomenda-se vivamente a sua implementação.