Browsing by Author "Vicente, Francisco"
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- Tipos de erros na escrita de formatos silábicosPublication . Vicente, FranciscoEstudos já disponíveis demonstram dificuldades ortográficas em população de variados níveis de ensino, do básico ao universitário, e em diferentes variedades do Português (cf. Santos, 2013; Veloso, 2003, para Português europeu; Abaurre, 2001; Miranda & Matzenauer, 2010, para o Português do Brasil; Gonçalves & Vicente, 2010, para o Português de Moçambique, entre outros). O presente estudo teve como objectivo descrever os t ipos de erros na escrita de diferentes formatos silábicos (CV, V, CCV, CVC) por crianças moçambicanas do Ensino Básico ( 2ª, 3ª e 5ª classes), falantes do Português como L2 (língua segunda), cuja L1 (língua materna) é o Changana. Os dados foram recolhidos com base num ditado de imagens, com o qual as crianças foram solicitadas a escrever o nome de cada uma das imagens incluídas no ditado (cf. Santos, 2013; Veloso, 2003). As palavras testadas incluíam sílabas de diferentes formatos: V (asa), CV (faca), CCV (prato, blusa) e CVC (porta, balde, pasta). A análise dos dados recolhidos permitiu notar que, nos Ataques não ramificados, simples e vazio, os erros são raros. Na escrita do Ataque CR, o apagamento de C2 é o tipo de erro mais frequente. Porém, na escrita do Ataque CL, há um equilíbrio entre o apagamento de C2 e a epêntese de vogal. Na escrita dos três tipos de Codas (S, R e L), o apagamento da Coda é o tipo de erro mais frequente. Estes resultados estão, de uma forma geral, de acordo com a tendência atestada em estudos anteriores sobre a escrita em Português como língua materna (cf. Silva 2015; Veloso 2003). A vogal epentética por excelência na escrita das crianças moçambicanas avaliadas é . No entanto, no Ensino Básico português, a vogal epentética por excelência na grafia de formatos silábicos ramificados é (cf. Lourenço-Gomes, Rodrigues & Alves, 2016; Santos, 2013; Veloso, 2003).
