Browsing by Author "Viana, Helena Isabel dos Santos"
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- Marca institucional: a gestão da marca no contexto de uma IPSSPublication . Viana, Helena Isabel dos Santos; Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deO conceito Marca Institucional tem vindo a incrementar a sua importância devido ao crescimento do mercado, com organizações cuja oferta organizacional é cada vez mais semelhante, sendo imprescindível a aposta na diferenciação. Esta diferenciação baseia-se, essencialmente, nos atributos da Marca Institucional, demonstrando aos seus públicos a história, os valores, a missão, a cultura, entre outros atributos, da organização que está por trás dos produtos/serviços, com vista a desenvolver o sentimento de identificação. A Marca Institucional como veículo de comunicação da Identidade Organizacional (Sequeira, 2010), transmitindo os atributos distintos de uma organização ou “what an organization is” (Balmer & Wilson, citado em Fascioni, 2005), visa “criar uma imagem intencional e uma reputação favorável na mente dos seus stakeholders.” (Fascioni, 2005). Com a expansão que se tem verificado das organizações do Terceiro Setor ou Economia Social, contribuindo para o desenvolvimento das economias locais, constata-se um aumento da consciencialização por parte destas instituições para a divulgação da sua Marca Institucional, com o objetivo primordial de credibilização da sua oferta organizacional bem como potenciar a angariação de fundos e aumento do número dos seus associados, visando a sua sustentabilidade a longo prazo. No Centro Social da Lomba, Instituição Particular de Solidariedade Social, onde foi realizado o estágio, detetou-se falta de visibilidade e necessidade de gestão da sua Marca Institucional. Foram delineados três projetos, nomeadamente a realização de um Manual da Marca Institucional, um Manual de Acolhimento e a implementação de um novo Blogue, com vista a contribuir para a divulgação e reconhecimento desta Instituição e da sua oferta organizacional. Após uma análise prévia, constatou-se que estes três projetos seriam os mais adequados na sustentação da Marca Institucional, tanto a nível interno como externo, uniformizando as comunicações.