Browsing by Author "Toca, Maria Laura Sanchez"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de organização didático-pedagógica escolar dentro da perspectiva inclusivaPublication . Toca, Maria Laura Sanchez; Santos, Miguel Augusto Meneses da SilvaO presente trabalho objetiva subsidiar a política de inclusão escolar da educação básica, considerando as possibilidades que se apresentam a partir da estruturação de um núcleo de práticas inclusivas em uma escola regular, bilíngue e particular, localizada em São Paulo - Brasil. Pretende-se analisar as possibilidades de organização didático-pedagógica escolar dentro da perspectiva inclusiva, bem como fomentar a discussão teórica acerca do tema. O trabalho, de caráter qualitativo, pode ser classificado como uma pesquisa-ação, pois relata através da vivência, as metodologias implementadas em um campo (escola), incluindo a descrição do contexto e dos procedimentos, além dos métodos de avaliação processual e sumativa, todos adequados e baseados no modelo CIPP (Context, Input, Process and Product) de Stufflebeam (2000). O trabalho é composto pela análise de 34 questionários, aplicados no formato eletrônico em março de 2021 junto as docentes, bem como as análises de documentos oficiais da instituição. Ao nos debruçarmos sobre os resultados, faz-se possível identificar a importância da organização didático-pedagógica numa perspectiva inclusiva, com o alinhamento de diversas ações integradas, de modo que as práticas cotidianas sejam refletidas na e pela comunidade. A escola reafirma-se enquanto espaço de todos a partir do momento que estabelece ações e projetos emancipadores das concepções individuais sobre inclusão de cada membro da comunidade escolar. Desse modo, o projeto político-pedagógico, o currículo e a formação docente alinham-se de maneira dialógica à diversidade, gerando práticas plurais culturalmente sensíveis à pedagogia da diversidade.