Browsing by Author "Teixeira, Ana Isabel Ribeiro Freitas"
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- Práticas de promoção da leitura e de compreensão da leitura nos 1.º e 2.º CEB: desafios e oportunidadesPublication . Teixeira, Ana Isabel Ribeiro Freitas; Costa, José António; Morgado, Celda Maria GonçalvesO presente Relatório de Estágio constitui uma formalidade para admissão à prova pública e, por conseguinte, a obtenção do grau de Mestre. Este Relatório inclui-se na Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrante do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como objetivo primordial apresentar e refletir sobre o processo de desenvolvimento de conhecimentos, competências e princípios proporcionados pela prática educativa desenvolvida pela mestranda. Como primeira análise expõe-se a contextualização da prática educativa, realçando aspetos como os princípios organizativos e funcionais, a caraterização dos espaços da prática educativa e a descrição das turmas do 1.º e do 2.º CEB. No período de observação da Prática de Ensino supervisionada, percebeu-se que a compreensão da leitura era uma componente com necessidades de intervensão pelo que se formulou um projeto de intervenção cuja questão de partida foi: “Leitura, como promover e como privilegiar a sua compreensão?”. De forma a responder eficazmente à questão-problema, elaboraram-se algumas atividades num projeto de intervenção e, posteriormente, analisaram-se os resultados obtidos. Considerou-se a importância de práticas de promoção e compreensão leitora, entendendo como objetivo principal o desenvolvimento dos aspetos motivacionais para a leitura. A leitura deverá estar no centro da atividade pedagógica, pois é, enquanto atividade, a mais eficiente e compreende competências presentes em todas as áreas do conhecimento, assumindo e mobilizando aptidões de compreensão. Num ângulo pedagógico-didático, retratam-se, neste documento, propostas de estratégias e práticas de promoção leitora e de compreensão da leitura, de forma a favorecer uma relação próxima do aluno-leitor com os livros e objetos de leitura. Num último momento, descrevem-se as experiências vividas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no ano letivo 2017/2018, que foi concretizada numa turma do 3.º ano de escolaridade e numa do 6.º ano. Este estágio permitiu desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais compreendidas nas etapas de formação da PES: observação; cooperação; regência; participação e desenvolvimento de atividades e projetos no contexto educativo. As práticas de ensino e aprendizagem espelhadas neste Relatório procuraram a promoção de uma aprendizagem ativa e significativa para os alunos.
