Browsing by Author "Tavares, Fernanda Joaquina de Jesus"
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- Perceção dos professores sobre a educação. Um estudo num agrupamento de escolas do distrito do PortoPublication . Tavares, Fernanda Joaquina de Jesus; Lencastre, José AlbertoA Educação Inclusiva deve ser uma das prioridades de qualquer sistema de educação, pois todos os alunos merecem a oportunidade de desenvolver as suas potencialidades, expectativas e necessidades que lhes possibilitem uma educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social. Tendo como prioridade a Educação Inclusiva, com este estudo pretendeu-se conhecer a percepção dos professores de um Agrupamento de Escolas sobre a inclusão, que medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão conhecem e como são implementadas essas medidas. Partindo deste pressuposto, este estudo foi orientado com base na seguinte questão de investigação: Como está a ser a ser aplicado o DL 54 num Agrupamento de Escolas de modo a tornar a Escola mais Inclusiva? Para responder a esta questão formularam-se os seguintes objetivos específicos: (i) Conhecer a filosofia inerente ao DL 54 tal como está explanada nos documentos estruturantes no Agrupamento; (ii) Identificar as medidas de suporte à Aprendizagem e à Inclusão que estão a ser implementadas no Agrupamento; (iii) Conhecer a perceção dos professores sobre a inclusão; (iv) Conhecer o processo de implementação do DL 54 no Agrupamento, segundo a visão dos professores. Atendendo à natureza dos objetivos delineados adotou-se por uma metodologia qualitativa e interpretativa com um desenho de estudo de caso. O estudo permitiu concluir que nos documentos estruturantes do Agrupamento existe a preocupação de fazer referência à Educação Inclusiva. Verificamos pelos depoimentos das participantes que são implementadas medidas sempre que os alunos delas necessitam e que a escola tem a preocupação de dar as respostas mais adequadas e céleres à situação específica de cada aluno. De salientar que uma das medidas universais a utilizar pelo professor, na sala de aula, é a diferenciação pedagógica, medida bastante importante pois permite ao aluno com dificuldades aceder às mesmas oportunidades que os seus pares. Por fim, concluímos que as professoras participantes se preocupam com os alunos, e aplicam medidas aos alunos que manifestam limitações no seu desempenho escolar. Mas se a aplicação de medidas diferenciadas é facilitada no pré-escolar e no primeiro ciclo, isso já é mais complexo com os alunos do 2º e do 3º ciclos, que resistem em aceitar fazer “coisas” diferentes dos colegas dentro da sala. No entanto, quando aceitam a ajuda, melhoram o seu desempenho escolar.
