Browsing by Author "Tavares, Andreia Santos"
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- Utilização de ferramentas de business intelligence no apoio à decisão: análise de KPISPublication . Tavares, Andreia Santos; Araújo, Susana Cláudia Nicola deOs grandes avanços tecnológicos que temos assistido nas últimas décadas, principalmente com a chegada da pandemia COVID-19, levaram a que vivêssemos num ambiente VUCA onde tudo é volátil, incerto, complexo e ambíguo. Existe uma maior criação de dados, no entanto sem a sua análise, trazem pouco valor às organizações, o que leva a que estas sejam obrigadas a atualizar e adaptar as suas operações tradicionais para conseguir tirar proveito dos mesmos. Esta necessidade de transformação digital impulsionou o desenvolvimento de várias ferramentas que permitissem a extração de informação útil e fidedigna, mantendo um mínimo de recursos e máximo de eficiência. Para o auxílio na tomada de decisão, e acompanhando os processos de transformação digital das empresas, foram criados sistemas de Business Intelligence, sendo os mesmos descritos como sistemas de armazenamento e transformação de dados com o objetivo de trazer conhecimento. A presente dissertação foi desenvolvida em ambiente empresarial, atendendo às necessidades do departamento de Business Development, cujo intuito é a avaliação e sugestão de novas oportunidades de negócios no setor da importação e distribuição de veículos automóveis. Atualmente a empresa tem operações em quarenta e dois países divididos em três continentes, sendo que grande parte das suas atividades são no continente africano e, como tal, é exigido um maior acompanhamento do mesmo. Posto isto, a ferramenta desenvolvida ao longo da dissertação compromete-se a dar resposta a dois tipos de abordagens utilizados pelo departamento, classificadas como A e B. A abordagem A parte de uma análise interna dos mercados nos quais o grupo está presente, bem como todo o seu portefólio, com o intuito de identificar oportunidades em falta que tenham passado despercebidas, enquanto a abordagem B parte de uma sugestão das próprias marcas que comunicam previamente os países onde se querem inserir, bem como qual a gama de produtos que têm disponíveis e o departamento BD deve realizar e avaliar uma proposta de negócio com base nessa informação. Para dar resposta a ambas as abordagens a ferramenta deve dispor toda a informação detalhada do posicionamento do grupo nos diferentes mercados, e também disponibilizar informação acerca do histórico de vendas de veículos em cada país, permitindo retratar o perfil do setor automóvel de cada mercado. Para a realização da ferramenta foi utilizada a plataforma criada pela Microsoft, Power BI. Esta foi a opção escolhida por ser de fácil implementação, sendo possível com ela completar todo o sistema de BI, desde armazenamento e tratamento dos dados até à criação de reports. O facto de a organização já estar familiarizada com o MS Office e já trabalhar com o Power BI noutros departamentos também influenciou na escolha do mesmo. Após a realização da ferramenta pode-se confirmar uma diminuição no tempo de avaliação das propostas, bem como a normalização dos dados a ser apresentados. Ao contrário do que ocorria anteriormente foi possível obter a informação de forma automática e atualizada, a fim de ser manipulada e estudada para cada proposta.