Browsing by Author "Souza, Fabiana Ferreira Caruncho e"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Inovar o Ensino: o perfil do professor do século XXIPublication . Souza, Fabiana Ferreira Caruncho e; Pinto, Alexandra Isabel SáFace às constantes mudanças e adversidades mundanas, à vasta informação globalizada e ao facto da curvatura de necessidades adaptada a cada pessoa espreitar de diferentes direções, amplificando-se mais a cada momento, torna-se necessário repensar o papel das instituições, e dos respetivos cidadãos, que têm na sociedade uma função influenciadora; sendo a escola uma coletividade que trabalha em prol de um bem maior e comum, investir na educação dos alunos será então algo urgente e prioritário, bem como na formação dos professores, objetivando inovar o ensino e o perfil do professor do século XXI. Assim, surge a necessidade de desenvolvimento de posturas colaborativas com o objetivo de preparar os alunos para a complexidade da sociedade atual. Um dos maiores desafios do sistema educativo para além das lutas pela garantia ao acesso de uma educação justa e uniforme, é contribuir para que os educandos, também cidadãos, se apropriem de competências que lhes permitam intervir na comunidade onde se inserem, de forma produtiva, sabendo viver e colaborar com o próximo. Por isso, e neste contexto, o presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende espelhar o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Este trabalho procura reforçar a importância das atividades experimentais em grupo no desenvolvimento de competências de trabalho colaborativo e competências científicas nos alunos.