Browsing by Author "Sousa, Vanessa Rafaela Ferreira de"
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- Desenvolvimento de uma metodologia de gestão de stocks numa empresa do ramo automóvelPublication . Sousa, Vanessa Rafaela Ferreira de; Pereira, Maria Teresa RibeiroA gestão de stocks é uma função essencial para gerir uma empresa de modo eficiente. Ter perceção dos produtos existentes, em que quantidades e em que altura são utilizados suporta de forma eficiente e eficaz a planificação e gestão de atividades dentro de uma empresa, minimizando ou mesmo eliminando problemas, como falta ou excesso de stock. Este projeto foi desenvolvido numa empresa do ramo automóvel, Hutchinson Porto, empresa que trabalha em filosofia Lean, sistema puxado em função da previsão da procura, com planeamento semanal em função das encomendas em sistema e aquisição de matéria-prima e componentes em função do mesmo. O objetivo deste trabalho foi analisar e melhorar o método de gestão de stocks de matérias-primas e componentes da empresa em estudo, desenvolvendo uma metodologia para aperfeiçoar o mesmo, fazendo a alteração necessária dos parâmetros de gestão de stocks definidos em sistema – MacPac - nomeadamente do stock de segurança e procedendo ao cálculo de probabilidade de rutura. Rutura ou excesso de stocks são dois problemas que podem existir nas indústrias, mesmo nas do setor automóvel. Assim, neste trabalho foi realizado um levantamento de dados/causas associados ao problema de rutura ou excesso de stocks, assim como os objetivos a cumprir pela empresa, de forma a ser possível analisar qual dos dois tem mais impacto na Hutchinson Porto e minimizar as consequências sentidas. Após um levantamento dos dados de gestão de stocks referentes ao ano 2019, foi possível apurar que o problema mais frequente está relacionado com a rutura de stock uma vez que existiram um total de 86 falhas de componentes onde os motivos mais frequentes foram: diferença de stock e incremento no pedido do cliente. Deste modo, foi realizada uma análise ABC de forma a encontrar os artigos com maior consumo em valor para ter uma base de priorização para implementar ações de melhoria, desta análise constatou-se que de um total de 1066 artigos, 104 foram classificados com classe A, 165 referências são associadas à classe B e à classe C ficaram atribuídos 797 artigos. O foco incidiu nos produtos classificados com classe A. Posteriormente foi identificado o SS definido pela empresa para todos os artigos. Com o consumo médio mensal foi possível apurar a probabilidade de rutura de stock para um nível de serviço de 95%, chegando à conclusão que o SS definido teria de ser ajustado para algumas referências. Dessa forma, foi calculado um novo SS e procedeu-se ao ajustamento do parâmetro no sistema para cada artigo. Assim, foi possível uma diminuição no número de falhas de componentes e matéria-prima no ano de 2020 de 57% comparativamente ao mesmo período no ano 2019 e consequentemente uma diminuição com gastos de transportes extra/urgentes associados a ruturas de stocks de 37%. De forma a facilitar as consultas por parte dos técnicos de aprovisionamento, foi desenvolvida uma ferramenta de apoio à decisão em EXCEL e usando linguagem VBA, onde há possibilidade de consultar as receções efetuadas, assim como o consumo de cada referência e o stock do artigo de matéria-prima selecionado. Permite ainda calcular o valor do stock de segurança mais adequado, que deveria estar definido em sistema para a referência indicada.