Browsing by Author "Sousa, Nuno Fernando Soares"
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- "A importância da organização do estudo e os seus resultados no ensino do clarinete"Publication . Sousa, Nuno Fernando Soares; Pinto, Nuno Fernandes; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Abrantes, TiagoEste trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo/Escola Superior de Educação, decorrente no ano letivo 2016/2017. O objetivo passou por investigar a importância da organização do estudo e consequentemente os seus resultados no ensino do clarinete. A organização do estudo assume-se como método fulcral ao desenvolvimento e aperfeiçoamento na prática do instrumento, assim sendo esta vertente associada ao empenho e talento irão potenciar melhores resultados aos alunos que tiverem por base estratégias previamente definidas para um estudo mais correto e rentável. Definir quais as ferramentas mais apropriadas, como gerir e organizar o tempo de estudo revelaram-se ser os pilares fundamentais à prática de um estudo que potencie melhores resultados. Para isso pretendeu-se obter informações que pudessem demonstrar e comprovar como o fazer e como fornecer aos alunos as ferramentas mais eficazes. Nesse sentido e com recurso a questionários, foram colhidas as visões de ex-alunos e atuais professores de clarinete, relativamente à organização do estudo. Os resultados desta investigação remeteram para a comprovação de que o sucesso de cada aluno depende exatamente da forma como este organiza o seu tempo de estudo, nomeadamente a elaboração de um horário onde contemple todas as suas tarefas e o uso de ferramentas que auxiliem o seu estudo. É de referir a importância do papel do professor na orientação e no percurso de cada aluno, para que possam desenvolver competências e conhecimentos para uma organização do estudo com melhores resultados. Neste trabalho está presente ainda a descrição da prática pedagógica supervisionada, no Conservatório de Música do Porto, onde é feita uma caracterização e contextualização da escola, estando inerentes as planificações e observações das aulas bem como as reflexões de todas as etapas referentes a esta prática.
