Browsing by Author "Sousa, Marta Filipa Gomes de"
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- A gestão de crise no turismo de negócios na Península IbéricaPublication . Sousa, Marta Filipa Gomes de; Liberato, Dália; Ferreira, Fernanda A.Assistimos nos últimos dois anos a uma realidade mundial nunca antes presenciada, provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19), que foi declarado como pandemia em março de 2020, tendo provocado um impacto social e económico que afetou diversos setores, principalmente, o turismo e hotelaria. Perante um vírus em propagação como nunca antes visto, foram impostas limitações e restrições nas deslocações de turistas e nas viagens internacionais, observando-se um decréscimo no consumo turístico e o consequente encerramento de algumas organizações pertencentes a este setor de atividade. Considerado um dos principais segmentos do turismo e com expectativa de crescimento, o turismo de negócios tem um importante impacto económico ao nível local e regional e representa um segmento com alto potencial de desenvolvimento, tendo também sido um dos mais afetados pela pandemia. A presente dissertação foca-se na análise da gestão de crise no passado, presente e futuro da indústria do turismo de negócios na Península Ibérica. No desenvolvimento do estudo optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, com base na realização de entrevistas semiestruturadas a empresários do setor do turismo, em Portugal e em Espanha. O objetivo geral da investigação consiste em avaliar o impacto da crise provocada pela COVID-19 no turismo de negócios na Península Ibérica. Desta forma, como objetivos específicos, o estudo pretende entender qual o impacte da pandemia COVID-19 no turismo de negócios, identificar as práticas de gestão de crise e analisar as medidas adotadas pelos profissionais do turismo em resposta à crise provocada pela pandemia COVID-19. Nas principais conclusões, é possível destacar, a alteração na realização dos eventos como exposições, congressos, feiras e espetáculos, que tiveram que se adaptar às novas políticas de distanciamento social, como a limitação de lugares, acabando por ser cancelados, adiados ou transformados em eventos online, quando possível. Em relação às principais mudanças provocadas pela COVID-19, devido a questões sanitárias e de segurança, destacam-se as iniciativas das Entidades Regionais e do Turismo de Portugal, incluindo o selo Clean & Safe, a implementação de medidas de segurança, a adaptação de produtos e serviços, e ainda, o recurso às estratégias no meio digital. Relativamente, às práticas de gestão de crise adotadas pelos profissionais do turismo em resposta à crise provocada pela pandemia COVID-19, a grande maioria dos entrevistados referiu que a sua empresa ou organização não possuía um modelo de gestão de crise estruturado, apresentando por vezes planos de ação reativos perante determinado problema. Na gestão desta crise os entrevistados consideraram como medida fundamental o apoio recebido por parte do Governo, além da comunicação entre as partes interessadas, as estratégias de marketing e a resiliência.