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- Aprender a ensinar: Experiências de uma professora estagiária no 1º e 2º CEBPublication . Sousa, Maria do Carmo Cabral Menezes Cordeiro de; Duarte, PedroO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal do 2º Ciclo de Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, para obtenção de grau de mestre. O trabalho foi desenvolvido no ano letivo de 2022/2023 em que decorreram os estágios nos dois ciclos de ensino e pretende evidenciar os conhecimentos construídos e que sustentaram as opções na prática e, ainda, espelhar o perfil reflexivo e investigativo da mestranda. Deste modo, iniciar-se-á com um enquadramento curricular e profissional, nomeadamente um posicionamento sobre educação, uma perspetiva sobre a formação inicial docente e o perfil reflexivo e investigativo, temas estes que permitirão depois introduzir a caracterização do contexto educativo que se viveu durante a prática de ensino supervisionada, nomeadamente a caracterização das escolas e das turmas em que decorreu a prática supervisionada. Posteriormente, procurar-se-á espelhar uma visão geral do percurso realizado ao longo deste período, nomeadamente uma breve explicação da organização e funcionamento da Prática de Ensino Supervisionado e após o qual se fará uma análise e reflexão das ações decorridas. Terminar-se-á com um capítulo focado na dimensão investigativa, descrevendo o projeto de Investigação-Ação que partiu de uma situação problemática identificada na turma de 1º CEB e da qual nasceu a questão inicial: “De que modo o trabalho docente, focado na diversificação de estratégias, pode contribuir para a melhoria das experiências pedagógico-curriculares no 1º CEB”? e para a qual se desenvolveu um plano de ação relevante para os intervenientes. A metodologia investigação-ação assentou na triangulação de técnicas qualitativas que se dividiram em três momentos (pré – dinamização – pós) e com recurso a focus group, diálogo estruturado, observação participante com recurso a guiões de observação, narrativas reflexivas e inquérito por entrevista. Após a análise dos dados obtidos, foi possível evidenciar que a diversidade de estratégias pode ser entendida como uma variável relevante em relação à participação e ao envolvimento dos alunos nas próprias atividades e também nas componentes curriculares.