Browsing by Author "Sousa, Diana Sofia Taipa"
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- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Sousa, Diana Sofia Taipa; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Moreira, Raquel Alexandra Ferreira Neves; Sá, Susana MarquesRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Encarando a educação pré-escolar como uma fase peremptória que contribui para o bom desenvolvimento da criança fundamenta-se que o educador mobilize práticas assentes na qualidade educativa. Deste modo, para que prevaleça uma educação de qualidade é fundamental que os educadores apostem na sua formação profissional contínua, uma formação que articule a componente teórica (o que é preconizado pelos teóricos) e uma componente prática (a adequação da teoria a um grupo de crianças concreto). Ao longo das práticas educativas, a supervisão institucional e aulas teóricopráticas proporcionadas pela unidade curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-escolar (PPSEP) suportaram o percurso formativo construído no JI da Vilarinha. Promoveram-se metodologias de investigação ação sustentadas em processos de observação, planificação, intervenção, reflexão e avaliação. Para além disso, foram sendo desenvolvidas diferentes estratégias e instrumentos de reflexão e avaliação dos processos da ação pedagógica construídos pelo par pedagógico, como também dos efeitos desses processos no grupo de crianças. Como tal, foi possibilitado o desenvolvimento de um perfil profissional, proporcionador da construção de competências socioprofissionais e pessoais, fundamentadas e refletidas, assentes no princípio da aprendizagem ao longo da vida. As atividades pedagógicas promovidas no contexto educativo despontaram da adoção de uma metodologia de trabalho por projeto, suportada na observação das necessidades e interesses evidenciados pelas crianças, incitando à construção de projetos como o dos Animais Marinhos, o dos Meios de Transporte, o do Corpo Humano e o dos Nossos Sentidos. Deste modo, com estes projetos apostou-se numa educação diferenciada sustentada na diversidade dos estilos de aprendizagem, partindo-se da identificação e valorização das necessidades, interesses e resultados de aprendizagem das crianças (Alonso et al., 1997, cit. por Resendes & Soares, 2002, cit. por Ribeiro, 2012b). Simultaneamente promoveu-se o desenvolvimento de estratégias pedagógicas diferenciadas conducentes ao sucesso de cada criança, de forma a proporcionar momentos de respeito e de partilha de saberes e experiências, fomentadores da autonomia. Como tal, procurou-se atribuir voz ativa às crianças no seu processo de aprendizagem, privilegiando-se uma educação integrada e articulada de todas as áreas de conteúdo.