Browsing by Author "Sousa, Catarina Campelo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento da linguagem da criança com 2 anos, falantes de português europeuPublication . Sousa, Catarina Campelo; Gonçalves, Maria JoãoA literatura propõe marcadores para caracterizar o desenvolvimento da Linguagem das crianças (Franco, Reis & Gil, 2003). Contudo, as referências consultadas são suportadas por investigações feitas noutras línguas, o que pode implicar resultados e tempos de aquisição diferentes. Este estudo pretende fazer uma aproximação a uma norma para crianças com dois anos de idade nascidas em Portugal, com português europeu como Língua Materna. Objetivos: encontrar indicadores semânticos, sintáticos, pragmáticos e ao nível das classes de palavras do português europeu de crianças com dois anos de idade e encontrar fatores que possam influenciar os indicadores acima mencionados. Método: o estudo parte de um paradigma pospositivista (Creswell, 2014), com estratégia quantitativa, utilizando um instrumento de recolha de informação para cuidadores previamente testado (Álvares, 2020). Resultados: Ainda que a amostra seja reduzida, os relatos dos cuidadores permitiram encontrar os indicadores pretendidos (média de palavras: 30.90 (DP=20.80); comprimento médio de enunciado: 3.25 (DP=1.90); média de morfemas por frase; 4.20 (DP=3.26)), tendo as crianças do meio urbano obtido melhores resultados. Associações encontradas: correlação positiva entre a escolaridade da mãe e o número de palavras, correlação positiva entre as formas de comunicação e as funções comunicativas e destas com o número de palavras produzidas e correlação negativa entre doenças como otites e os fatores linguísticos. Discussão: Identificaram-se discrepâncias entre os marcos da literatura internacional e o desenvolvimento da linguagem das crianças que participaram neste estudo, o que parece reforçar a necessidade da criação de uma norma de desenvolvimento da linguagem para o português europeu.