Browsing by Author "Sousa, Adriana Francisca Pinto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Comunicação como meio impulsionador do Turismo: caso de estudo Santa Maria da FeiraPublication . Sousa, Adriana Francisca Pinto; Camarinha, Ana Paula Camarinha; Silva, António José Abreu daA comunicação tem vindo a adquirir, especial relevância visto que qualquer produto vive da imagem que se cria. Se considerarmos que vivemos num mundo dominado pela tecnologia e Internet, e que ambas estão a mudar a forma como o mundo interage e se comunica, percebemos a necessidade que o turismo tem em acompanhar este dinamismo. Daí que se torne importante compreender como este setor está a fazer a adaptação à sociedade digital. Para uma melhor perceção do tema em estudo, é relevante aprofundar os conhecimentos na área da comunicação, do turismo, e em particular, a contribuição da comunicação no setor turístico, como meio impulsionador de sucesso. O presente estudo tem como propósito analisar as potencialidades do uso da comunicação no turismo, tendo como exemplo prático o Município de Santa Maria da Feira. O público-alvo foram, assim, os indivíduos com conhecimento e experiência dos diferentes grandes eventos de Santa Maria da Feira, preferencialmente, as entidades com uma opinião construída sobre o uso da comunicação no turismo. Para obtenção de dados mais concretos, realizou-se um caso de estudo com uma análise mista – quantitativa e qualitativa – através de entrevistas às entidades locais e de um inquérito por questionário à população. Para a divulgação deste questionário contou-se com a colaboração de vários grupos do Conselho de Santa Maria da Feira, Gabinete de Turismo e Divisão de Comunicação, Relações Públicas e Internacionais e contactos pessoais. As entrevistas foram realizadas ao Gabinete de Turismo e Divisão de Comunicação, Relações Públicas e Internacionais. Espera-se que este trabalho sirva de base para futuras investigações relacionadas com o tema, e como linha de orientação ao município de Santa Maria da Feira, de forma a serem tomadas medidas, se necessárias, de melhoria da comunicação do turismo local.