Browsing by Author "Soares, Edson Mendes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Organização e desenvolvimento do estágio supervisionado do curso de licenciatura Letras / Português do IFTM: envolvimento dos professores articuladores e orientadores na prática do estágioPublication . Soares, Edson Mendes; Morais, José Carlos Pereira deO estágio supervisionado é uma etapa fundamental na vida acadêmica dos licenciandos e se apresenta como uma proposta de oportunizar ao estudante vivenciar o ambiente escolar, observar, pesquisar, planejar, executar e avaliar as diversas ações pedagógicas aproximando os conteúdos teóricos acadêmicos da prática educativa em sala de aula. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa é investigar quais são os envolvimentos dos professores articuladores e orientadores no processo do estágio supervisionado no curso de Licenciatura Letras/Português modalidade a distância – EaD do IFTM. A partir deste, delinearam-se os específicos: verificar a distribuição da carga horária do estágio supervisionado, de modo conferir se a carga horária de 400 horas previstas nas normativas legais para a realização do estágio supervisionado são acatadas; mensurar o envolvimento dos professores articuladores e orientadores no processo; pesquisar como orientadores e coordenadores acompanham os alunos no desenvolvimento do estágio supervisionado; avaliar as normas legais frente a organização e realização do estágio; identificar as dificuldades encontradas pelos orientadores e coordenadores, bem como os estagiários, na concretização do estágio supervisionado. Para alcançar estes propósitos, foram realizadas as pesquisas bibliográfica, documental e empírica. Os instrumentos para coleta de dados foram o fichamento no caso do estudo literário – enquadramento teórico; nas Resoluções 33/2012 e 44/2016 do IFTM e Regimento Escolar para o levantamento documental; e entrevistas com os professores articuladores e orientadores e os estagiários na pesquisa empírica. Participaram do estudo os professores articuladores e orientadores de estágio do Curso Licenciatura Letras/Português do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico e seus polos em Araguari, Coromandel, Ituiutaba e Araxá, municípios localizados em Minas Gerais, Brasil Concluímos que, na prática de estágio, os professores articuladores e orientadores são de grande importância para a concretização dessa formação e para orientar sobre a parte de documentação na formalização dos trâmites legais. No entanto, sendo o curso de modalidade EaD e o atendimento do IFTM estendido a 5 (cinco) polos diferentes, é importante que as ações de trabalho sejam revistas e que tenham profissionais em cada um dos pólos a fim de melhor atender os estagiários, orientá-los, auxiliá-los e tirar-lhes as dúvidas. Além de disponibilizar um responsável pela documentação, diminuindo os trâmites burocráticos e conferir maior agilidade a esta importante etapa – o estágio.