Browsing by Author "Silva, Sara Isabel Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aprender a Ser Professor: Integrar o humor para diversificar aprendizagens e promover o gosto pela leituraPublication . Silva, Sara Isabel Costa; Oliveira, ElisamaA escola apresenta-se como uma comunidade de pessoas que atuam, interagem, aprendem e progridem, requerendo um perfil de professor reflexivo e em constante indagação. Para dar resposta a este perfil, o processo de formação de professores é composto por quatro etapas principais, que são também considerados instrumentos muito vantajosos para a prática educativa, a saber: a observação, a planificação, a avaliação e a reflexão. É neste contexto que o presente Relatório da Prática Educativa Supervisionada, elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) homónima, pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, se constitui como um espaço de apresentação de toda a trajetória de evolução pessoal e de conceção científico-profissional realizada pela mestranda, ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Em virtude do referido, esta reflexão em torno da prática educativa suporta-se em pressupostos teóricos predominantes no ensino, contemplando, ainda, um cariz investigativo. Portanto, este relatório revela a evolução da formanda, evidenciando as adversidades, mas também os potenciais que delinearam este percurso, bem como as proficiências a desenvolver. Este documento procura, também, – sobretudo pela sua componente investigativa – realçar que um professor se constrói a partir da harmonização entre o conhecimento científico, o conhecimento científico-pedagógico, a reflexão e a investigação-ação. Além disto, pretende evidenciar que o gosto pela leitura passa pelas conexões entre o saber ler e a emoção de ler, aliando, a esta última conexão, o humor, com o intuito de promover a leitura.