Browsing by Author "Silva, Ricardo Jorge Oliveira da"
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- Internacionalização e Competitividade - o caso da Indústria e Comércio de Calçado (ICC), SAPublication . Silva, Ricardo Jorge Oliveira daEste trabalho é apresentado no âmbito da alínea b) do requerimento para a atribuição do Título de Especialista na área de Gestão e resulta da intervenção realizada como consultor para a área de gestão, numa empresa conceituada de calçado de segurança - Indústria e Comércio de Calçado, SA (ICC). A Administração contratou o CTCP-Centro Tecnológico de Calçado de Portugal para a avaliação do desempenho da ICC resultante das mudanças estratégicas introduzidas no ano de 2008 e também enunciasse as alterações a introduzir na cadeia de valor – gestão das operações e investimentos- que seriam, para o horizonte temporal 2017-20, de forma a reforçar a sua capacidade competitiva. Foi neste âmbito, que fui contratado pelo CTCP1. Basicamente seria importante que tivesse conhecimento (e se possível tivesse participado nos trabalhos tendo em vista a sua elaboração) da estratégia definida pela associação empresarial do sector, APICCAPS 2 , bem como experiência em projetos de inovação tecnológica estruturantes para a indústria a nível nacional, europeu e internacional, na área da consultoria empresarial e, complementarmente, competências no recolha, tratamento e análise de dados estatísticos e modelização económica em geral e da indústria de calçado em particular. As tarefas foram executadas entre maio de 2016 e dezembro de 2017. Em todos os passos realizados, leiase em cada um dos 3 Outputs/“Deliverables”, as conclusões foram apresentadas oralmente, em reuniões convocadas para análise dos resultados e, respetiva, validação/alterações, de forma a garantir a definição de uma orientação estratégica passível de ser implementada. As reuniões tiveram a participação do Presidente do Conselho de Administração, Eng. Teófilo Leite, o consultor da administração, Dr Godinho de Almeida, e os responsáveis das áreas funcionais da empresa - económica e financeira, operações (produção) e marketing e vendas, em relação a este último departamento, extensiva a todos os seus elementos. Só, numa fase posterior e para efeito do concurso de especialista no ISCAP, o trabalho foi passado a documento escrito, dando-lhe uma coerência orgânica com os capítulos referentes aos Fundamentos Teóricos, à explicitação das Metodologias e à Conclusão, entretanto acrescentados.