Browsing by Author "Silva, Pedro Filipe Leite da"
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- Implementação das metodologias Kaizen-Lean numa empresa do setor do retalhoPublication . Silva, Pedro Filipe Leite da; Braga, AlexandraDevido ao fenómeno da globalização, e consequente procura pela competitividade, atualmente existente no panorama empresarial, as empresas sentem a necessidade de se reinventarem e apostarem na evolução dos seus métodos de trabalho, conseguindo assim evoluir e prestar um melhor serviço, oferecendo uma otimização do custo/benefício aos seus clientes. Como tal, as empresas procuram apostar em novas metodologias que permitam atingir os objetivos acima mencionados. Face a este cenário, muitas empresas têm, atualmente, recorrido à metodologia Kaizen-Lean. Estas metodologias visam a aposta na melhoria contínua de todos os processos, e na procura constante pela redução do desperdício, através de métodos de organização dos espaços e definição de padrões de funcionamento. A presente investigação teve como objetivo a implementação da metodologia Kaizen- Lean na empresa E.Leclerc, mais propriamente na loja situada em Lousada, empresa que se destina ao mercado da distribuição, trabalhando como retalhista na comercialização de todo o tipo de produtos. Numa primeira fase foi realizada uma revisão da literatura relativamente ao método utilizado pela Toyota, onde inicialmente se implementaram as metodologias Kaizen-Lean. Seguindo depois para uma descrição das mesmas, nesse ponto para além de uma explanação dos ideais das metodologias, explicam-se também quais os princípios e as ferramentas que as sustentam. O objetivo passou por perceber de que forma as ferramentas das metodologias podiam ser implementadas nesta empresa. Após essa perceção, o foco foi direcionado para a implementação nas áreas de trabalho das ferramentas que mais se enquadravam em cada secção. O método utilizado foi investigação-ação procurando inicialmente obter uma ampla perceção das metodologias, para numa segunda fase se efetuar a implementação dessas pelas diferentes zonas. Como último ponto, apresenta-se o inquérito que foi realizado aos 17 colaboradores envolvidos neste processo, assim como uma análise às respostas, daí resultou a perceção de que as alterações permitiram reduzir o tempo de procura dos produtos, tornou a sua arrumação mais fácil e facilitou a organização das áreas de trabalho. Conclui-se também que com as alterações conseguiram-se ganhos de tempo entre os 20 e os 40%, quando comparado com o gasto de tempo inicial.