Browsing by Author "Silva, Patrícia Moreira da"
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- Multimodalidade e ensino integrado: Um caminho para a interculturalidade no ensino de inglês no 1.º CEBPublication . Silva, Patrícia Moreira da; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daAs políticas educativas em Portugal destacam a importância de abordagens pedagógicas inovadoras e inclusivas, promovendo a integração entre diferentes áreas do conhecimento e o desenvolvimento de competências transversais. Documentos como as Aprendizagens Essenciais (AE) e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) evidenciam a necessidade de práticas pedagógicas que incorporem o Content and Language Integrated Learning (CLIL), a multimodalidade e a interculturalidade, reconhecendo que a aprendizagem de línguas estrangeiras deve estar articulada com outras áreas do saber e com a formação integral do aluno. As AE de inglês para o 1.º ciclo enfatizam a importância da comunicação significativa e do contato com diferentes culturas, promovendo metodologias ativas e dinâmicas. O PASEO destaca a relevância da educação linguística e cultural para a formação de cidadãos críticos, autónomos e participativos, alinhando-se com a necessidade de integrar abordagens como o CLIL, que favorece a aprendizagem simultânea de conteúdos disciplinares e de línguas estrangeiras. Contudo, embora essas orientações estejam presentes nos documentos normativos da educação em Portugal, a sua implementação prática ainda revela lacunas consideráveis. Neste contexto, ao longo da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), procurei refletir sobre essas discrepâncias e identificar estratégias que possibilitassem uma aplicação mais eficaz desses conceitos em sala de aula. Com este estudo, pretendo identificar e empregar recursos e métodos pedagógicos que atendam à diversidade de perfis dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais significativa e envolvente. Este relatório apresenta uma análise bibliográfica aprofundada dos três conceitos centrais: CLIL, multimodalidade e interculturalidade, além de outros enfoques teóricos complementares, como peer teaching, sala de aula centrada no aluno, Total Physical Response (TPR) e Think-Pair-Share. Apoiado na metodologia de investigação-ação, predominantemente qualitativa na análise de dados, este estudo apresenta transcrições e interpretações de dados recolhidos durante a PES, incluindo a análise de debates realizados com os alunos após a implementação de diferentes estratégias, como instrumento de consolidação e avaliação formativa das aprendizagens. Além disso, foi aplicado um questionário final para avaliar a perceção dos alunos sobre as estratégias e metodologias utilizadas. Os resultados obtidos fundamentam a discussão de conclusões que podem contribuir para uma prática pedagógica mais alinhada com os princípios das políticas educativas vigentes.
