Browsing by Author "Silva, Patrícia Alexandra Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Storytelling aumentado através da Língua Gestual Portuguesa: caminhos para uma narrativização eficaz da prática de ensino de inglês do 1° Ciclo do Ensino BásicoPublication . Silva, Patrícia Alexandra Sousa; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daO estudo analisa o potencial do storytelling, da narrativização e da língua gestual portuguesa (LGP) como ferramentas pedagógicas para apoiar a aprendizagem do inglês como língua estrangeira no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito de uma experiência de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Explora, ainda, de que forma estas estratégias podem contribuir para uma aprendizagem mais inclusiva, equitativa e significativa, potenciando o envolvimento dos alunos e a valorização da diversidade linguística e cultural. O storytelling, a arte de contar histórias, é uma prática consolidada no ensino de línguas reconhecida pela sua capacidade de cativar as crianças, estimular a sua imaginação e facilitar a assimilação de novo vocabulário e estruturas frásicas. Por sua vez, a narrativização, embora promissora, é ainda pouco explorada no contexto educativo. Esta prática transforma a própria aula numa narrativa coesa, com início, meio e fim, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizagem envolvente e motivadora. Para enriquecer esta abordagem holística, a LGP surge como um elemento inovador e inclusivo, potenciando a aprendizagem da língua inglesa através do gesto, da visualidade e da multimodalidade. A investigação seguiu uma metodologia integrando análise qualitativa e quantitativa, com contornos de investigação-ação. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram: a) diários de bordo; b) análise das planificações; c) exit tickets aplicados no final das aulas; d) questionário final aos alunos. Os resultados revelam que os alunos demonstraram uma forte ligação emocional à mascote e ao storytelling, valorizando o carácter lúdico e motivador das aulas. A LGP foi percecionada como um recurso inovador, que facilitou a aprendizagem do vocabulário e promoveu a inclusão, mesmo entre alunos sem conhecimento prévio desta língua. Observou-se um aumento na motivação, na participação dos alunos e na retenção de vocabulário, evidenciando o impacto positivo destas práticas pedagógicas criativas e inclusivas na aprendizagem do inglês.
