Browsing by Author "Silva, Miguel Marques Tavares"
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- Plano de negócios para a Bairrada Bed & Wine House: empreendedorismo e casa de campo para enoturismoPublication . Silva, Miguel Marques Tavares; Melo, António; Fernandes, JoelDevido ao forte crescimento e impacto que o turismo tem tido em Portugal, os empresários sentem cada vez mais a necessidade de investir e criar espaços que possam promover as localidades e ter a oportunidade de apresentar um produto ou serviço diferenciador, conseguindo assim captar a atenção dos turistas. Neste âmbito, o presente projeto tem como objetivo principal a implementação de uma Casa de Campo no concelho de Anadia, com foco especial no enoturismo, de forma a promover a interação dos turistas com o concelho e com a Região da Bairrada. Para alcançar este objetivo, foi utilizada uma metodologia quantitativa através da elaboração das projeções financeiras do plano de negócios e uma metodologia qualitativa através das quatro entrevistas semiestruturadas, que permitiu pela análise de conteúdo perceber como funciona e como são promovidos o turismo e o enoturismo no concelho de Anadia e na Região da Bairrada, bem como identificar os principais “players”e entidades responsáveis por este funcionamento e promoção. Foi também percetível através das entrevistas realizadas o potencial que este projeto terá aquando da sua implementação. Foram utilizados três indicadores operacionais para o estudo e delineação da estratégia de operação, sendo estes: nível da procura; tipologia de cliente; tarifas médias. O nível de procura do concelho de Anadia e da Região da Bairrada, é elevado maioritariamente no verão, verificando uma grande procura entre junho e setembro, o que faz também que se caracterize como um destino sazonal, uma vez que nos meses de inverno a procura é mais baixa. 0 tipo de cliente que se verifica na Região, e um cliente que pretende fugir do stress e ritmo dos centros de cidade, que procura o turismo em espaço rural, que pretende vivenciar novas experiências, nomeadamente a interação com a população e agentes locais, de forma a conhecer os seus costumes e tradições. As tarifas médias definidas tiveram como base aquilo que é praticado pelo mercado, pretendendo-se estar na mesma linha de tarifa praticadas pela concorrência. O referido plano de negócios apresenta comos principais resultados um VAL - Valor Atualizado Líquido positivo nas três perspetivas analisadas: Na Perspetiva Pós-Financiamento foi obtido um VAL de 21395€ (valor residual) e de 123 066€ (perpetuidade); Na Perspetiva Pré-Financiamento foi obtido um VAL de 997€ (valor residual) e de 19 124€ (perpetuidade); Na Perspetiva do Investidor foi obtido um VAL de 12 382€ (valor residual) e de 2 536€ (perpetuidade). Uma vez que o VAL é positivo nas três perspetivas, o projeto apresenta uma Viabilidade económico-financeira permitindo a sua implementação de uma forma imediata.