Browsing by Author "Silva, Marta Isabel Ferreira da"
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- Diagnóstico ambiental de duas empresasPublication . Silva, Marta Isabel Ferreira da; Martins, FlorindaNeste trabalho efetuou-se um diagnóstico ambiental às empresas A e B, que têm a atividade de confeção de vestuário e estão situadas em Paços de Ferreira. O diagnóstico ambiental às empresas A e B consistiu num levantamento ambiental, no desenvolvimento de medidas corretivas, preventivas e de propostas de melhoria. O levantamento ambiental foi efetuado tendo em consideração o regulamento do Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS). Numa primeira fase elaborou-se uma lista dos requisitos legais aplicáveis à empresa assim como a forma como a empresa evidencia o seu cumprimento. De seguida procedeu-se à identificação de todos os aspectos ambientais, tendo em conta as atividades desenvolvidas pelas empresas. Para cada actividade foram identificados todos os aspetos ambientais com os potenciais impactes ambientais no ambiente, tendo-se depois desenvolvido uma metodologia de avaliação que foi ajustada à realidade da empresa A e da empresa B. Os aspetos ambientais considerados estão relacionados com os requisitos legais, limites de autorização, descargas para o meio hídrico, emissões gasosas, produção e outras operações relacionadas com resíduos, uso do solo e sua contaminação, utilização de matérias-primas e de recursos, ruído transportes e riscos de acidentes. Os parâmetros de avaliação foram os seguintes: legislação, amplitude, probabilidade de ocorrência, severidade e importância para a empresa e restantes parte interessadas. Verificam-se alguns incumprimentos da legislação o que exigirá a tomada de medidas imediatas, nomeadamente relacionadas com os óleos usados, aparelhos de ar condicionados, licenciamento de depósito de combustíveis, Policlorobifenilos (PCB) e Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, (REEE). Também existe legislação que não é cumprida relacionada com as emissões para a atmosfera. Para resolver estes problemas foram propostas, entre outras, as seguintes medidas: promover a separação dos resíduos para além dos atuais e a entrega a destinatários autorizados, incluindo os resíduos que resultam de operações de manutenção/reparação, efetuar a elaboração de plano de manutenção preventiva para as caldeiras e a substituição dos queimadores a fuelóleo por queimadores a gás natural. Na avaliação ambiental verificou-se que os resíduos e o consumo de energia são os aspetos mais significativos nas empresas A e B. Para controlar os aspetos significativos foram propostas as seguintes medidas: quantificação do tecido desperdiçado no corte e na costura e verificação dos procedimentos produtivos tendo em vista a redução de resíduos, colocação de contadores de energia parciais para determinar os consumos nas várias fases do processo produtivo, substituição da iluminação existente por lâmpadas de baixo consumo tais como LED ou lâmpadas T5, otimização da frota dos transportes e as rotas, colocação de contadores de água e efetuar a monitorização dos consumos, definição de alguns indica dores ambientais e realização de ações de formação/sensibilização para todos os colaboradores. A certificação ambiental permite aplicar metodologias que resultam no cumprimento da legislação e ajudam a otimizar os vários processos da organização, implementando um ciclo de melhoria contínua. A implementação de um sistema de gestão ambiental (SGA) poderá conduzir a um melhor desempenho global e uma maior sustentabilidade, com vários benefícios para as empresas tais como a redução de custos, uma melhor imagem da empresa perante os seus clientes e a sociedade. Por isso é recomendado à empresa A e à empresa B que implementem um SGA e que numa primeira fase seja adotada a NP EN ISO 14001- 2004 (emenda de 2006).