Browsing by Author "Silva, Diana Alexandra Pereira da"
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- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Silva, Diana Alexandra Pereira da; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Martins, Helena Maria Campos Miranda da Silva; Veloso, Ana Luísa SetasRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório incide sobre o período de prática pedagógica supervisionada, desenvolvido no contexto de educação pré-escolar, mais especificamente no Jardim-de-infância das Condominhas. O estágio teve como objetivo primordial promover o desenvolvimento das competências delineadas na Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada, com vista à construção dos saberes profissionais. No desenvolvimento da prática pedagógica, foram mobilizadas competências adquiridas em Unidades Curriculares do presente semestre e dos semestres passados, que integram o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e da Licenciatura em Educação Básica, de forma a desenvolver uma prática sustentada pelos pressupostos teóricos e legais considerados pertinentes. O desenvolvimento da prática foi ainda sustentado por uma metodologia de investigação-ação, potenciadora de uma prática investigativa e reflexiva, que se revelou crucial na construção dos saberes profissionais e na persecução das etapas do processo educativo. Importa ainda referir que se recorreu a um conjunto de estratégias formativas, tais como a elaboração do diário de formação, o trabalho em díade pedagógica, a utilização de guiões de pré-observação e narrativas colaborativas, que visaram auxiliar o desenvolvimento da prática. A prática pedagógica permitiu que a mestranda desenvolvesse competências ao nível das diferentes etapas do processo educativo – observação, planificação, ação, avaliação, comunicação e articulação –, bem como ao nível do trabalho em equipa. Possibilitou ainda que as crianças adquirissem e desenvolvessem competências nas diferentes áreas do saber, promovendo o desenvolvimento pessoal e social das mesmas. Deste modo, salienta-se a relevância que este período constitui na formação de educadores de infância, uma vez que o contexto pedagógico se revelou como um contexto privilegiado para a mobilização de competências, com vista à construção dos saberes profissionais e pessoais. Salienta-se ainda o facto de as competências mobilizadas no desenvolvimento da prática pedagógica acompanharem os formandos ao longo de toda a carreira docente, ou seja, este período constituiu o início da formação ao longo da vida.