Browsing by Author "Silva, Carla Patrícia Correia da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Qualidade nos serviços públicos: avaliação da satisfação dos colaboradoresPublication . Silva, Carla Patrícia Correia da; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro daA sociedade com que nos deparamos atualmente é caraterizada pela existência de uma mudança de mentalidades a nível de conhecimentos e informações, concebida pelo crescente desenvolvimento tecnológico e pela emergência de uma cultura de qualidade. Neste contexto, a economia mundial teve de responder a estas exigências e demandas impostas pela sociedade. Os serviços públicos de igual modo tiverem de adotar determinadas medidas e ações perante os requisitos exigidos. A implementação de uma política de qualidade, em qualquer organização, só é possível se existir o envolvimento de todos os que fazem parte da mesma. Deste modo, para o sucesso da organização é importante a existência de colaboradores satisfeitos e de igual modo motivados. O presente estudo tem como objetivo confirmar a importância da satisfação e motivação dos colaboradores do ISS, I.P. na qualidade do serviço prestado, identificando os principais fatores de satisfação e motivação dos mesmos. A recolha de dados foi realizada através de um inquérito por questionário dirigido aos colaboradores do ISS, I.P., seguindo com as devidas adaptações o modelo CAF. Os resultados apurados permitem verificar que quanto ao nível de igualdade de oportunidades os colaboradores assumem um grau de insatisfação de 56,25%, sendo que as mulheres se encontram visivelmente mais insatisfeitas. Os colaboradores assumem maior insatisfação no método adotado pelo ISS, I.P. sobre o sistema de avaliação de desempenho (67,86%) e sistema de recompensas (81,25%). Quanto ao modo como é efetuado o envolvimento dos colaboradores na organização este revela o desagrado da maioria dos colaboradores (61,90%). A satisfação dos colaboradores está visível em aspetos como a segurança e condições de trabalho e na atuação do ISS, I.P. face às medidas adotadas quanto ao COVID-19. Os resultados relativamente ao tema da motivação revelam a existência de colaboradores muito motivados (85,00%). As informações recolhidas dos resultados alcançados permitem identificar a execução de processos de melhoria na área financeira, de recursos humanos e na direção. Espera-se que os resultados obtidos neste trabalho contribuam para a valorização do papel dos colaboradores e para a melhoria significativa da qualidade dos serviços do ISS, I.P.