Browsing by Author "Silva, Ana Isabel de Sá e"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da leitura de livros na formação integral das crianças na educação de infânciaPublication . Silva, Ana Isabel de Sá e; Esteves, Susana Celeste Seabra MonteiroEste relatório de estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, com foco na Creche e na Educação Pré-Escolar. O estágio constituiu uma fase essencial na formação da mestranda, permitindo-lhe refletir criticamente sobre as experiências pedagógicas e integrar teoria e prática na sua evolução profissional. A investigação desenvolvida teve como objetivo analisar a importância da leitura de livros no desenvolvimento das crianças em creche e pré-escolar, destacando as contribuições para o desenvolvimento cognitivo, linguístico e social. A questão orientadora foi: De que forma a leitura de livros pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo, linguístico e social das crianças na educação de infância? A metodologia baseou-se na observação das práticas pedagógicas em contexto de estágio, análise dos livros utilizados, conversas com educadoras e pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam que a leitura, mediada por adultos, promove o desenvolvimento da linguagem, amplia o vocabulário, estimula a imaginação e favorece as interações sociais. A adaptação das estratégias pedagógicas ao grupo revelou-se essencial para o envolvimento das crianças e para a eficácia das aprendizagens. Conclui-se que a leitura integrada nas práticas educativas desde a creche até ao pré-escolar é uma ferramenta crucial para o desenvolvimento global das crianças, reforçando a importância de ações intencionais que valorizem a participação ativa e o interesse dos educandos.