Browsing by Author "Sequeira, Teresa de Jesus"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Creating shared value – a nova abordagem estratégica de Responsabilidade social empresarialPublication . Sequeira, Teresa de Jesus; Teixeira, Sandrina FranciscaFace às alterações empresariais impostas pela globalização e a subsequente abertura das fronteiras económicas, num mundo inundado por marcas e produtos, a diferenciação faz cada vez mais sentido para gerar retorno às empresas. Este trabalho demonstra que estão a decorrer transformações empresariais importantes e que as políticas empresariais não podem ser tão centradas no capitalismo e criação de lucro máximo apenas para os acionistas. O mundo de hoje é muito complexo, não podem existir apenas estados com preocupações sociais as empresas também devem ter essa preocupação. Após apresentação de alguns conceitos de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), são apresentadas algumas noções e movimentos recentes, os quais dão ênfase ao facto de que as empresas conseguirão melhores retornos se forem socialmente responsáveis e se tiverem posturas empresariais assentes em princípios éticos e sustentáveis. Fizemos também o levantamento dos procedimentos, guias e certificações, mais importantes, que as empresas adoptam em termos de RSE, e em termos de Gestão de Qualidade. Com a investigação que efetuamos pretendemos aferir se, na sociedade atual, a RSE é uma causa ou um bem necessário às empresas, para que estas apresentem resultados financeiros vantajosos, aumentem a notoriedade da sua marca e conquistem novos clientes. Pretendemos também explorar o novo conceito de Creating Shared Value (CSV), verificando se é um conceito apreendido e implementado pelas empresas.
