Browsing by Author "Saraiva, Mariana Pinto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Saraiva, Mariana Pinto; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Sá, Susana Marques deO processo de formação profissional docente enquanto agente reflexivo e crítico, permitiu o desenvolvimento de saber pensar e agir nos diferentes contextos educativos, colocando a investigação ao serviço das práticas pedagógicas. As conceções teóricas, bem como os referentes das práticas em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico permitiram a construção da personalidade docente e o desenvolvimento holístico das crianças, numa visão inclusiva da educação. O presente documento procurou sistematicamente atender ao vaivém entre os referentes teóricos e as ações desenvolvidas nos diferentes contextos educativos, pelo que se planificou e avaliou tendo em conta o desenvolvimento de aprendizagens de todos os atores. Deste modo, a metodologia de Investigação-Ação assumiu-se como basilar no processo de formação, numa perspetiva transformadora da ação inserida numa espiral cíclica entre observação, planificação, ação e reflexão. É ainda evidenciado o carácter pertinente da utilização da Metodologia de Trabalho de Projeto nos dois níveis educativos, tendo em vista o desenvolvimento holístico e a aquisição de competências de responsabilidade pessoal e social. A reflexão e análise da ação pedagógica, numa postura sistematicamente indagadora, permitiu a mobilização de conhecimentos científicos, metodológicos e didáticos que sustentaram a ação. Por sua vez, resultou na primazia de um clima de negociação, democracia, aceitação e confiança que se constituíram essenciais para o saber pensar e agir no contexto, melhorando as práticas educativas.