Browsing by Author "Santos, Francisco Manuel Martins Ferreira dos"
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- Assistente virtual de role-play em contexto de saúdePublication . Santos, Francisco Manuel Martins Ferreira dos; Paulo, Filipe de Faria PachecoA presente dissertação de mestrado com o título “Assistente virtual de role-play em contexto de saúde” procurou dar resposta a um desafio colocado pela ESEP (Escola Superior de Enfermagem do Porto) visando a criação de uma aplicação tecnológica que ajudasse os professores a criar cenários clínicos para as aulas laboratoriais. Foi solicitado que os cenários deveriam incluir, para além de texto, aspetos gráficos capazes de ajudar o estudante a visualizar a situação problema de uma forma rápida e consistente. Do ponto de vista do professor, o processo de criação dos cenários deveria não consumir muito tempo, permitir a sua alteração para futuras utilizações. O novo formato digital dos cenários deveria ser acessível através do maior número de dispositivos tecnológicos. Através de uma pesquisa, foram apuradas potenciais soluções a problemas similares, assim como quais as tecnologias usadas. Estabelecida a necessidade e os requisitos da nova solução, procedeu-se a uma avaliação dos valores e mais-valias da nova solução. A conceção da solução tecnológica passou por uma análise detalhada de um conjunto de etapas de desenvolvimento: desde um processo de design iterativo, escolha de frameworks e desenvolvimento do código. A solução desenvolvida foi apresentada aos professores que a testaram e deram feedback positivo. Os professores realçaram o novo modelo como pedagogicamente útil, uma vez que os campos identificados nos cenários servirão de modelo de avaliação diagnóstica aos futuros profissionais em futuros contextos reais. Infelizmente, devido ao contexto da pandemia atual, não foi possível avaliar do ponto de vista do estudante. Apesar de se tratar de uma solução online, as práticas laboratoriais continuam dependentes do meio físico, pelo que a sua prática comprometeria o distanciamento social recomendado pelas organizações de saúde. Esta nova solução, no entanto, demonstrou dar resposta bem-sucedida a todos os requisitos funcionais inicialmente estabelecidos pelos professores, com base na auscultação dos estudantes.
