Browsing by Author "Santos, Andreia"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Coping, positive/negative affect, and academic goal attainment in first-year students from ESTSP-IPPPublication . Teixeira, Ricardo; Martins, Helena; Dores, Artemisa Rocha; Barreto, João Francisco; Santos, Andreia; Sucena, AnaLiterature claims that dispositional affect can be an antecedent of important life outcomes, such as experiences of (un)success (Lyubomirsky et al, 2005). In academic contexts, literature supports the relationship between dispositional affect and indicators of goal achievement (Chartier et al, 2011). However, little is known about the processes that might be conducive to this effect.
- Desenvolvimento e implementação de técnicas para deteção de alergénios nos alimentosPublication . Santos, Andreia; Rocha, Hugo; Lopes, Maria; Lamas, Maria Céu; Mota, Sandra; Gomes, António; Sousa, MariaOs alergénios alimentares são antigénios que provocam hipersensibilidades ou reações alérgicas nos indivíduos. Pequenas quantidades de um alergénio podem instigar uma cascata de reações imunológicas, mediadas por imunoglobulinas e, em casos graves, culminar na morte. Por esta razão, são considerados preponderantes para a segurança alimentar, dado que a frequência dessas reações tem aumentado a nível mundial. O processamento de alimentos pode aumentar o caráter alergénico dos alimentos, devido a alterações na estrutura e propriedades das proteínas, pelo que a rotulagem dos produtos depende de métodos sensíveis e específicos para a deteção de alergénios.
- Problem-Based Learning e suas implicações: breve revisão teóricaPublication . Santos, Andreia; Salgado, Ana; Barreto, João Francisco; Martins, Helena; Dores, Artemisa RochaA ESTSP-IPP implementou em 2008-2009 um novo modelo pedagógico, o PBL, em três licenciaturas. Este modelo tem sido considerado capaz de promover a aquisição de conhecimentos mas também o desenvolvimento de competências transversais valorizadas no mercado de trabalho; orienta-se em torno de problemas significativos da realidade profissional, trabalhados segundo a metodologia dos sete passos, destacando-se a aprendizagem através de pesquisa individual e trabalho de grupo; e visa ainda desenvolver processos cognitivos e metacognitivos como levantar hipóteses, comparar, analisar, interpretar e avaliar. Neste artigo, caracterizamos brevemente o modelo e respectivas implicações, justificando o interesse em investigar as repercussões da sua implementação.
