Browsing by Author "Santos, Ana Teresa Cunha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Santos, Ana Teresa Cunha; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deA formação inicial constitui-se como alicerce para o desenvolvimento de práticas reflexivas, permitindo que o docente adquira as competências necessárias para assumir uma atitude indagadora e crítica perante a educação, mobilizando conhecimentos pedagógicos, didáticos e científicos. Neste sentido, a Prática Educativa Supervisionada revelou-se um elemento fundamental no processo formativo de perfil duplo de educadores de infância e de professores de 1º Ciclo do Ensino Básico porque possibilitou a interação com os contextos educativos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e proporcionou momentos de reflexão sobre, na e para a prática. Para uma ação educativa contextualizada e com sentido contribuíram os processos de observação, planificação, ação e reflexão da metodologia de investigação-ação. O percurso apresentado ao longo do presente relatório pretende refletir o trabalho desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada, onde a criança foi o principal agente do processo educativo e o docente seu orientador. Assim, este trajeto, que para além da evidente vantagem a nível profissional, se mostrou de um enorme valor a nível pessoal, é pautado pelo desafio de construir novos conhecimentos e de criar estratégias diferenciadoras, com vista a proporcionar experiências de aprendizagem para todas as crianças. O trabalho colaborativo entre todos os intervenientes do processo formativo contribuiu para o desenvolvimento profissional da mestranda.
