Browsing by Author "Rodrigues, Maria Helena Pinto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Como tornar a minha escola mais inclusiva?Publication . Rodrigues, Maria Helena Pinto; Teixeira, Maria Inês SilvaO Decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho, estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão enquanto processo que visa dar resposta à diversidade. Partindo desse pressuposto, desenvolveu-se o presente estudo de caso a fim de compreender as práticas implementadas no espaço escolar e percecionar o envolvimento dos diferentes atores educativos na coconstrução de uma Escola verdadeiramente inclusiva. A opção metodológica articulou duas abordagens - qualitativa e quantitativa - complementares e os instrumentos de recolha de dados selecionados foram a entrevista semiestruturada (diretor, psicólogo e coordenadores de departamento) e o questionário online (docentes, alunos, pais/EE e pessoal não docente). Para o tratamento dos dados foram utilizadas, respetivamente, a análise de conteúdo e a estatística descritiva. Quanto aos resultados, a totalidade dos participantes considera que o caminho a percorrer para o alcance de uma escola verdadeiramente inclusiva já se iniciou. No entanto, será necessário colmatar algumas fragilidades promovendo a mudança no sentido de: intensificar o trabalho colaborativo, promover o envolvimento da comunidade educativa, elevar as expetativas para todos os alunos, promover a formação docente ao nível da inclusão e criar oportunidades de participação dos pais/EE nas decisões da vida da escola. Estas medidas despertam para uma responsabilidade coletiva na reconstrução de uma escola de e para Todos