Browsing by Author "Rodrigues, Maria Beatriz Dias"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A narrativização da aula: a inclusão das categorias da narrativa na conceção da aula de Inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Maria Beatriz Dias; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daO storytelling é, sem dúvida, uma “old-fashioned tool” (Monarth, 2014) que tem potencial em diversas áreas profissionais. Esta ferramenta poderá apresentar-se útil no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), pela sua versatilidade e eficácia na transmissão de uma mensagem. Com este trabalho de investigação, pretendo mostrar o potencial das categorias da narrativa como ferramenta didática na conceção da aula. Procurei, também, enquadrar o ensino de Inglês no 1º CEB e mostrar até que ponto, a narrativização da aula contribui para uma planificação, em conformidade com o que se espera hoje de uma aula de Inglês no 1º CEB. O trabalho de investigação foi um estudo sócio-crítico com metodologias e contornos de Investigação-Ação, realizado num Agrupamento de Escolas do Grande Porto. Este estudo teve como objetivo encontrar soluções para melhorar a forma como concebia as minhas regências, ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e responder às questões de investigação que foram inicialmente formuladas. Os resultados obtidos apontam que o uso das categorias da narrativa têm o potencial de ser utilizadas de diferentes formas na planificação da aula, podendo ser usadas como base e ponto de partida ou podem tornar-se o cerne da aula, concebendo assim a aula em função das categorias utilizadas.